Categoria: Matemática

30 outubro de 2018

A Matemática Humana

Por Filipe Pinel Bermudes “Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para fogueira”. A frase de Tolstói, ao mesmo tempo que nos adverte, nos convida a um novo olhar para as mesmas coisas. Afinal, qual a novidade para um aluno mergulhado no universo acadêmico e cultural, dentro e fora da escola, em ver […]

Leia mais
6 junho de 2018

OBMEP 2018: alunos participam da 1ª fase da olimpíada

Alunos do Da Vinci participaram nesta terça, 05/06, da 1ª fase da XIV Olimpíada Brasileira de Matemática. Mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas e privadas do país se inscreveram na Olimpíada. Em sua 14ª edição em 2018, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e […]

Leia mais
11 maio de 2018

A geometria em nossas casas

Por Simone Torres Lourenço O estudo dos sólidos geométricos é um assunto de grande importância para a Matemática, uma vez que pode ser utilizado como ferramenta de interpretação da realidade. Reconhecer comprimentos, áreas e volumes é um conhecimento que contribui para o pensamento lógico dos estudantes, em especial os do 6º ano, ano escolar de mudança […]

Leia mais
3 outubro de 2017

Teorema de Marina

Por Filipe Pinel Bermudes, professor de Matemática Não é de hoje que o famoso Teorema de Pitágoras desperta a curiosidade e o interesse das pessoas. Na verdade, existem registros de sua utilização pelos sumérios 1.500 anos antes que o grego Pitágoras de Samos o descrevesse definitivamente no século VI a.C. A soma dos quadrados dos catetos […]

Leia mais
12 junho de 2017

Alunos realizam provas de olimpíadas externas (Astronomia e Matemática) e internas (Matemática)

Por Alexandre Zanotelli e Marcos Cardoso No dia 19 de maio de 2017, os alunos do Da Vinci participaram da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova foi aplicada a todos os alunos que optaram por participar, a partir do 4º ano até a 3ª série. O objetivo da OBA é, […]

Leia mais
5 outubro de 2016

Trabalho sobre polígonos – 8os anos

Por: Equipe de Matemática do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano O aluno desenvolve diversas habilidades nas aulas, enquanto aprende novo conteúdos específicos de cada disciplina. Tais conteúdos tem muito mais significado para quem os aprende quando o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico e integrado com a participação de cada agente envolvido na situação. […]

Leia mais
21 outubro de 2015

Alunos participam da Olimpíada Interna de Matemática

Por Alexandre L. Zanotelli No último dia 26 de setembro, alunos dos 4os e 5os anos do Da Vinci participaram da Olimpíada Interna de Matemática. Durante 2 horas os alunos resolveram questões em que necessitaram demonstrar o conhecimento adquirido nas séries iniciais e em sua própria série, além de desafios de lógica e geometria. A […]

Leia mais
16 julho de 2015

Alunos aprovados para 2ª fase da OBM

Após a 1ª fase, informamos com muita satisfação que os alunos abaixo relacionados foram classificados para a próxima fase da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM 2015. Estamos orgulhosos da participação de nossos alunos! NÍVEL I 06128 – LÍVIA DUARTE RAMOS – 7º ANO A 05483 – HAILA OLIVEIRA GONÇALVES – 6º ANO A 05731 […]

Leia mais
1 julho de 2015

Álgebra aplicada ao Excel

Por Aurélio Soares de Carvalho A introdução das letras, como incógnitas e variáveis na matemática foi sem dúvidas um grande avanço para esta ciência. Equações para determinar o valor do famoso “x” eram descritas sem o uso de sinais de operações (+, -, :, x) com o objetivo de descobrir o valor da “coisa em […]

Leia mais
22 setembro de 2014

Ampliando as percepções do aluno por meio da Matemática

Por Aurélio Soares de Carvalho e Filipe Pinel Berbert Bermudes Enquanto um educador planeja a sua aula, parece ouvir seus alunos perguntando: por que eu preciso aprender isso? As respostas, embasadas nos melhores argumentos dos maiores estudiosos, não se sustentam por mais de cinco minutos se esses argumentos não incluírem o aluno no presente. Imagine, portanto, […]

Leia mais