Categoria: Matemática

29 novembro de 2021

Premiação das Olimpíadas Acadêmicas e Campeonatos de Xadrez e Damas

Aconteceu durante o dia 24 de novembro, as solenidades de premiação com a entrega de medalhas para os alunos do Da Vinci que se destacaram, em 2021, em Olimpíadas Acadêmicas e Campeonatos de Damas e Xadrez. A premiação, que aconteceu no Teatro Pignaton, contou com a presença dos alunos, familiares, professores, coordenadores e do Diretor […]

Leia mais
25 outubro de 2021

Da Vinci divulga resultado da Olimpíada Interna de Matemática 2021

É com muito orgulho que divulgamos os medalhistas da Olimpíada Interna de Matemática 2021.  Segundo o coordenador e organizador da Olimpíada no Fundamental I, Alexandre Zanotelli, essa competição tem objetivos diferentes, de acordo com a faixa etária. “Nos 2ºs e 3ºs anos, busca-se estimular o gosto pela matemática e a ampliação do prazer em resolver […]

Leia mais
5 abril de 2021

Da Vinci na mídia – Capixaba ganha nota máxima em Matemática no Enem

O Da Vinci comemora a conquista de um excelente resultado no Enem 2020. Pedro Henrique Barreto Buzatto, aluno do Da Vinci, obteve a NOTA MÁXIMA na prova de Matemática e Suas Tecnologias no ENEM 2020.  Parabenizamos ao aluno pelo excelente resultado. Parabenizamos, também, todos os nossos alunos que se dedicaram e fizeram a prova do […]

Leia mais
30 outubro de 2018

A Matemática Humana

Por Filipe Pinel Bermudes “Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para fogueira”. A frase de Tolstói, ao mesmo tempo que nos adverte, nos convida a um novo olhar para as mesmas coisas. Afinal, qual a novidade para um aluno mergulhado no universo acadêmico e cultural, dentro e fora da escola, em ver […]

Leia mais
6 junho de 2018

OBMEP 2018: alunos participam da 1ª fase da olimpíada

Alunos do Da Vinci participaram nesta terça, 05/06, da 1ª fase da XIV Olimpíada Brasileira de Matemática. Mais de 18 milhões de alunos de escolas públicas e privadas do país se inscreveram na Olimpíada. Em sua 14ª edição em 2018, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e […]

Leia mais
11 maio de 2018

A geometria em nossas casas

Por Simone Torres Lourenço O estudo dos sólidos geométricos é um assunto de grande importância para a Matemática, uma vez que pode ser utilizado como ferramenta de interpretação da realidade. Reconhecer comprimentos, áreas e volumes é um conhecimento que contribui para o pensamento lógico dos estudantes, em especial os do 6º ano, ano escolar de mudança […]

Leia mais
3 outubro de 2017

Teorema de Marina

Por Filipe Pinel Bermudes, professor de Matemática Não é de hoje que o famoso Teorema de Pitágoras desperta a curiosidade e o interesse das pessoas. Na verdade, existem registros de sua utilização pelos sumérios 1.500 anos antes que o grego Pitágoras de Samos o descrevesse definitivamente no século VI a.C. A soma dos quadrados dos catetos […]

Leia mais
12 junho de 2017

Alunos realizam provas de olimpíadas externas (Astronomia e Matemática) e internas (Matemática)

Por Alexandre Zanotelli e Marcos Cardoso No dia 19 de maio de 2017, os alunos do Da Vinci participaram da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova foi aplicada a todos os alunos que optaram por participar, a partir do 4º ano até a 3ª série. O objetivo da OBA é, […]

Leia mais
5 outubro de 2016

Trabalho sobre polígonos – 8os anos

Por: Equipe de Matemática do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano O aluno desenvolve diversas habilidades nas aulas, enquanto aprende novo conteúdos específicos de cada disciplina. Tais conteúdos tem muito mais significado para quem os aprende quando o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico e integrado com a participação de cada agente envolvido na situação. […]

Leia mais
21 outubro de 2015

Alunos participam da Olimpíada Interna de Matemática

Por Alexandre L. Zanotelli No último dia 26 de setembro, alunos dos 4os e 5os anos do Da Vinci participaram da Olimpíada Interna de Matemática. Durante 2 horas os alunos resolveram questões em que necessitaram demonstrar o conhecimento adquirido nas séries iniciais e em sua própria série, além de desafios de lógica e geometria. A […]

Leia mais