A Escola

O Centro Educacional Leonardo da Vinci foi fundado nos idos de 1990, por iniciativa de Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton e José Antônio Gorza Pignaton, educadores com histórico de longa data na busca de educação de qualidade, desejosos por edificar um espaço em que partilhassem com educadores e alunos a intencionalidade educativa e a sensação de pertença; que esse espaço fosse repleto de possibilidades prazerosas e propiciasse um currículo transformador, aliando manutenção e inovação, e em que os currículos explícito e oculto difundissem ideais e utopias em educação, sem perder o senso de realidade.

O projeto, por demais ousado para sua época, contou com a acolhida de um número expressivo de pais de alunos, que aportaram recursos num centro mais pautado no ideário e no projeto educativo do que em instalações físicas ou recursos pedagógicos. Nosso pioneirismo em educação mantém-se como uma marca institucional, acalentada desde a fundação e regada cotidianamente.

A Escola manteve-se sob a gestão dos fundadores até o dia 10 de abril de 2018, quando procedeu à transferência do controle acionário para o conglomerado Kroton, mediante incorporação do Centro Educacional Leonardo da Vinci à Saber, sociedade coligada com foco na gestão pedagógica e administrativa das escolas do ciclo básico.

Cogna Educação

A partir do ano de 2019, foi feita a transição da Kroton para a Cogna Educação, mantendo-se inalterada a nomenclatura e filosofia de atuação do Saber. Como o Leonardo da Vinci continuou a compor a mesma rede de escolas associadas, avançou-se no processo de integração dos sistemas administrativos e operacionais antes conduzidos internamente, o que deverá ser concluído no ano de 2020.

A mudança de gestão configurou-se respeitosa com a trajetória da Escola, não trazendo interferências no tocante ao ideário educativo, perspectiva cultural do currículo, gestão pedagógico-educacional, funcionamento dos Setores, relacionamento com as famílias e seus alunos.

Como é natural em qualquer processo de transição, houve, isto sim, complementos na estrutura física já bastante diferenciada, agregação de possibilidades e incorporação de novas frentes de trabalho, proposição de linhas de atuação mais diretivas nas frentes de Marketing, Comunicação e Tecnologia de Sistemas. Tudo feito em sinergia com o modus operandi da instituição, na busca da qualidade educativa e contracena de permanências e mudanças.

Foto da construção da escola Centro Educacional Leonardo da Vinci

Perfil Institucional

A instituição atua da Educação Infantil ao Ensino Médio, primando pela formação integral de homens, contextualização de saberes, perspectiva cultural. Detém contingente fixo de alunos desde a fundação, embora tenha experimentado, ao longo de sua trajetória, sensíveis avanços em gestão, instalações físicas, formação em serviço, projetos de trabalho, recursos metodológicos, impactos sobre o entorno. É reconhecida e premiada como um centro de excelência em educação e polo irradiador de cultura.

Pioneira em muitas frentes educativas, misto de manutenções, inovações e ressignificações, a Escola conjuga as vertentes acadêmica e humanista, dando sentido à educação como agente de transformação social; oportunizando em seus professores/alunos a aquisição de conhecimentos técnico-científicos, a educação estética e ética, a apropriação de diferentes códigos/linguagens, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e  atitudinais. Visa a formar pessoas aptas a conviver com a realidade, local e globalmente, conscientes de sua condição frente ao mundo, participantes ativos, criativos e criadores na transformação do contexto e de si próprio, no exercício da cidadania.

O diferencial do Da Vinci transparece no aprimoramento de seus projetos institucionais e na abertura de novas frentes de trabalho, a fim de acompanhar as demandas de mercado e dialogar com tendências contemporâneas, sem recair em modismos. Escola reflexiva, prepara cidadãos para o estar-no-mundo, investindo num mosaico de vivências que tornam a pluralidade uma marca institucional.

Alunos da escola Centro Educacional Leonardo da Vinci em momento recreativo