Inspiração em Leonardo da Vinci

Ao escolher como seu patrono um dos maiores gênios da humanidade, o Da Vinci baliza sua utopia em educação e ação pedagógica em marcos estruturantes com dimensões filosófica, antropológica, epistemológica e psicológica.  Frente ao paradigma da pós-modernidade e a uma sociedade em constante transformação, é de suma importância resgatar a vida e obra do gênio do Renascimento, homem à frente do seu tempo, fonte de inspiração, inovação, ousadia, experimentação e superação, referência em muitos campos do conhecimento.

Homem de muitos saberes e conexões, Leonardo da Vinci revela-se um verdadeiro polímata — artista, músico, cientista, matemático, engenheiro, gastrônomo, contador de anedotas —, correspondendo a uma definição precisa para “talento multimídia”, tão em voga na era contemporânea. Sua genialidade perpassa tempos e espaços, por duas qualidades insuperáveis: curiosidade e sede de conhecimento.

Leonardo da Vinci ensina-nos a pensar o universo com rigor, a descer às profundezas da pesquisa/busca, a promover o encontro entre arte e cientificidade, a sair de zonas de conforto rumo à superação. Daí sua aura atemporal e universal, cujo legado alimenta cotidianamente o modus operandi da Escola.