Categoria: Matemática

12 junho de 2017

Alunos realizam provas de olimpíadas externas (Astronomia e Matemática) e internas (Matemática)

Por Alexandre Zanotelli e Marcos Cardoso No dia 19 de maio de 2017, os alunos do Da Vinci participaram da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A prova foi aplicada a todos os alunos que optaram por participar, a partir do 4º ano até a 3ª série. O objetivo da OBA é, […]

Leia mais
5 outubro de 2016

Trabalho sobre polígonos – 8os anos

Por: Equipe de Matemática do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano O aluno desenvolve diversas habilidades nas aulas, enquanto aprende novo conteúdos específicos de cada disciplina. Tais conteúdos tem muito mais significado para quem os aprende quando o processo de ensino-aprendizagem é dinâmico e integrado com a participação de cada agente envolvido na situação. […]

Leia mais
21 outubro de 2015

Alunos participam da Olimpíada Interna de Matemática

Por Alexandre L. Zanotelli No último dia 26 de setembro, alunos dos 4os e 5os anos do Da Vinci participaram da Olimpíada Interna de Matemática. Durante 2 horas os alunos resolveram questões em que necessitaram demonstrar o conhecimento adquirido nas séries iniciais e em sua própria série, além de desafios de lógica e geometria. A […]

Leia mais
16 julho de 2015

Alunos aprovados para 2ª fase da OBM

Após a 1ª fase, informamos com muita satisfação que os alunos abaixo relacionados foram classificados para a próxima fase da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM 2015. Estamos orgulhosos da participação de nossos alunos! NÍVEL I 06128 – LÍVIA DUARTE RAMOS – 7º ANO A 05483 – HAILA OLIVEIRA GONÇALVES – 6º ANO A 05731 […]

Leia mais
1 julho de 2015

Álgebra aplicada ao Excel

Por Aurélio Soares de Carvalho A introdução das letras, como incógnitas e variáveis na matemática foi sem dúvidas um grande avanço para esta ciência. Equações para determinar o valor do famoso “x” eram descritas sem o uso de sinais de operações (+, -, :, x) com o objetivo de descobrir o valor da “coisa em […]

Leia mais
22 setembro de 2014

Ampliando as percepções do aluno por meio da Matemática

Por Aurélio Soares de Carvalho e Filipe Pinel Berbert Bermudes Enquanto um educador planeja a sua aula, parece ouvir seus alunos perguntando: por que eu preciso aprender isso? As respostas, embasadas nos melhores argumentos dos maiores estudiosos, não se sustentam por mais de cinco minutos se esses argumentos não incluírem o aluno no presente. Imagine, portanto, […]

Leia mais
21 agosto de 2014

Reencontro com Bigode: espaço para reflexões e ampliações

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub O contato dos profissionais Da Vinci com Antonio José Lopes Bigode, nosso consultor em Educação Matemática há dois anos e autor da coleção didática adotada para as primeiras séries do Fundamental (1º ao 5º ano), é providencial porque nos inspira ao olhar/diálogo reflexivo, à seleção de focos para investigação […]

Leia mais
17 julho de 2014

Alunos aprovados para a 2ª fase da OBM

O Da Vinci mais uma vez conquista um excelente resultado. Na 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática, o Centro Educacional Leonardo da Vinci teve, ao todo, 24 alunos classificados para a 2ª fase da Olimpíada. NÍVEL I BÁRBARA MENEZES MILET – 7º ANO – I2 MATEUS DE CASTRO DEL’ESPOSTI MAZZOCO – 7º ANO – I1 MATHEUS […]

Leia mais
21 novembro de 2013

Alunos aprovados para a 2ª fase da Olimpíada Capixaba de Matemática 2013

Dezenove estudantes do Da Vinci foram aprovados para a segunda fase da Olimpíada Capixaba de Matemática – OCM 2013, que é organizada pelo Departamento de Matemática do CCE-UFES e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 6º ano) e Médio das escolas públicas e privadas de todo o Espírito Santo. Confira […]

Leia mais
13 novembro de 2013

Parceria Solidária: encerramento de 2013

Em 2011, o Da Vinci deu início a um importante projeto chamado “Parceria Solidária”, que consiste em aulas dadas por alunos voluntários do Da Vinci, com potencialidades em algumas frentes de conhecimento, a um grupo de estudantes da escola municipal Aristóbulo Barbosa Leão, com necessidade de tutoria para favorecer a aprendizagem significativa. Devido ao enorme […]

Leia mais