Categoria: Ciências
A Matemática mais humana
Por Filipe Pinel Bermudes – professor de Matemática “Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para fogueira”. A frase de Tolstói, ao mesmo tempo que nos adverte, nos convida a um olhar novo para o que se tornou comum. E o que poderia ser mais comum do que o corpo humano? Como despertar […]
Leia maisIntegração Ciências e Matemática: valiosa ferramenta de estudos e observações
Pelos professores: Antonio Carlos, Hudson Donadia e Simone Lourenço A integração das disciplinas de Ciências e Matemática no trabalho de 3ª nota permitiu ampliar as possibilidades de trabalho e dinamizar as práticas até então pensadas isoladamente, como define a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e Médio. Os trabalhos desenvolvidos durante o 1º […]
Leia maisScience XP – Ciências em Inglês para turmas de 5º I
Por Cristiano Carvalho O que difere a sombra pela manhã da sombra ao meio dia? Qual é seu horário preferido para ver o sol brilhar? Como você se sentiria se durante quatro meses você só visse a luz do sol por no máximo cinco horas por dia? O ser humano é por natureza um ser […]
Leia maisTerceira nota de ciências: a experimentação como ferramenta de aprendizagem
Por Antônio Carlos – professor de Ciências dos 6os e 7os anos As terceiras notas do Centro Educacional Leonardo da Vinci propiciam aos alunos o desenvolvimento de habilidades diferenciadas da prática cotidiana da sala de aula. Essas habilidades diversificadas estimulam, de certa forma, as múltiplas inteligências dos alunos, fundamentais ao nosso mundo cada vez mais […]
Leia maisComo andam sua pressão arterial e sua frequência cardíaca?
Por Hudson Donadia Com o objetivo de relacionar as variações de pressão e frequência cardíaca com a realização de uma atividade física, os alunos de 8º ano do Ensino Fundamental II, durante uma aula de Ciências, puderam aferir sua pressão arterial e os batimentos cardíacos em dois momentos: inicialmente em repouso, na sala de aula, […]
Leia mais