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Terceira nota de ciências: a experimentação como ferramenta de aprendizagem

15 maio de 2017

Por Antônio Carlos – professor de Ciências dos 6os e 7os anos

As terceiras notas do Centro Educacional Leonardo da Vinci propiciam aos alunos o desenvolvimento de habilidades diferenciadas da prática cotidiana da sala de aula. Essas habilidades diversificadas estimulam, de certa forma, as múltiplas inteligências dos alunos, fundamentais ao nosso mundo cada vez mais dinâmico, multicultural e moderno. Desse modo, os trabalhos de Ciências dos 6os e 7os anos referentes ao primeiro período tiveram como função pedagógica aproximar a teoria à prática, mediante o exercício da experimentação, ofertando aos alunos envolvidos ferramentas para a compreensão de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais por meio da vivência prática de Ciências.

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Alunos dos 6° ano confeccionado os materiais para o trabalho

Os 6os anos trabalharam o tema “A matéria e suas propriedades”, enfatizando a associação de conceitos físicos às situações do cotidiano, como o uso adequado das grandezas massa e volume, com suas respectivas unidades, e estudaram alguns tipos de balanças encontradas no dia a dia. Assim, como atividade proposta de terceira nota, os alunos construíram uma balança caseira funcional com garrafas PET (descartáveis), capaz de medir quantidades de massa de até 1 kg (as orientações para a construção dessa balança encontram-se nos livros didáticos de Ciências adotados pelo Da Vinci). Testaram vários objetos pessoais em suas balanças e, por fim, compartilharam com o professor processo e resultados obtidos para a conclusão do trabalho.

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Confecção da balança utilizando garrafas PET – alunos de 6os anos

Já os alunos dos 7os anos, visando à apropriação do conhecimento sobre o universo não perceptível a olho nu, ou seja, o universo micro, construíram um microscópio simples utilizando também materiais descartáveis, como garrafas Pet, mouses e ponteiras de laser. As orientações para o desenvolvimento do trabalho foram discutidas em sala e disponibilizadas no Blog do Aluno. No processo, fizeram uso de ferramentas como alicates, martelos e chaves em geral, disponibilizados pela escola, sob a supervisão do professor titular. Os alunos mostraram-se estimulados a confeccionarem os próprios microscópios para a compreensão dos conteúdos conceituais.

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Alunos dos 7os anos retirando as lentes dos mouses e ponteiras a laser

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Produto final – microscópio caseiro simples – 7os anos

Quando há a experimentação como ferramenta de aprendizagem, alçando os alunos a protagonistas de seus trabalhos, o conhecimento deixa de ser abstrato e passa a ser um corpo sólido, estruturante e funcional, assumindo papel significativo na construção da identidade do aluno e na sua visão de mundo.

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