Organização de Tempos Pedagógicos
Em modelo de grade curricular, este segmento privilegia a compartimentação por disciplinas e a integração aos eixos cognitivos trabalhados no ENEM, o que constitui a Base Nacional Comum, assim desmembrada: Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física); Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Sociologia, Filosofia); Ciências da Natureza e suas tecnologias (Física, Química, Biologia) e Matemática e suas tecnologias. Já a intitulada “parte diversificada do currículo” abrange Línguas Estrangeiras, Redação, Literatura, Leitura e Matemática Financeira. Um terceiro componente são as “atividades complementares”, nas quais se incluem Empreendedorismo, Laboratório de Química e Horário de Estudos.
TRATAMENTO DADO ÀS DISCIPLINAS DA BASE NACIONAL COMUM
Em todas as disciplinas, há compromisso dos professores no sentido de trabalhar uma listagem de conteúdos considerada imprescindível para o acesso aos saberes instituídos e a formação de repertório cultural nos seres em formação, lançando mão de metodologias diversificadas que instiguem ao pensamento e à reflexão, mais que à memorização e repetição. Os alunos são também postos em contato com objetivos gerais e específicos que atribuem significados a esses conteúdos, em matéria de contextualização, senso de realidade e aplicação prática.
A perspectiva textual-discursiva da língua, a Literatura e as Artes Plásticas como patrimônio cultural associado a contextos de produção, a Matemática aplicada ao cotidiano, as Ciências da Natureza como agentes de transformação social e resolução de problemas e as Ciências Humanas que auxiliam na compreensão da evolução das sociedades e na formulação de ideologias e utopias são alguns dos pilares que conduzem a seleção de conteúdos e a definição de projetos de trabalho, numa mescla entre tecnicismos e humanidades, pragmatismo e criatividade.