Condições de Funcionamento High School
1. Seleção e Matrícula
a. No início do segundo semestre é feita uma palestra para os alunos dos 8ºs anos durante o horário letivo para divulgar a HS. Os alunos são informados sobre o currículo de High School e os critérios para a entrada no programa.
b. No mesmo mês em que ocorre a divulgação para os alunos é feita uma palestra de divulgação da HS para as famílias de alunos Da Vinci e de alunos de fora da escola. Uma semana antes dessa palestra, alunos e famílias recebem circular com informações sobre data e horário da palestra e da prova de seleção. Famílias de futuros alunos Da Vinci, cujos nomes constam no livro de reservas, são contatadas e convidadas para a palestra.
c. Na semana seguinte ao simulado, os alunos recebem os resultados obtidos na prova. A entrega dos resultados é feita de forma individualizada, através de carta entregue a cada aluno. Na carta o aluno pode conferir suas parciais e sua média final.
d. No mesmo mês em que ocorre o simulado é feita uma palestra de divulgação da HS para as famílias de alunos Da Vinci e de alunos de fora da escola. Uma semana antes dessa palestra, alunos e famílias recebem circular com informações sobre data e horário da palestra e da prova de seleção. Famílias de futuros alunos Da Vinci, cujos nomes constam no livro de reservas, são contatadas e convidadas para a palestra.
e. No início de outubro, é aplicada a prova de seleção da HS. Essa prova contém questões de compreensão de texto e gramática aplicada.
f. Na semana seguinte à aplicação da prova, é feita a divulgação dos resultados aos alunos, também de forma individualizada e com comunicação às famílias (tal como no simulado). Constará nessa circular a data de uma segunda prova de seleção.
g. Caso haja vagas remanescentes após o processo seletivo, uma segunda prova de seleção é aplicada antes do período de rematrícula e matrícula.
h. Para cursar a HS, o aluno precisa estar matriculado no Integral do Da Vinci.
i. O preenchimento das vagas na HS ocorre por ordem de matrícula. Caso as vagas se esgotem e haja alunos aprovados na prova de seleção que não conseguiram se matricular, é aberta uma lista de espera.
j. Ao longo do primeiro período, caso haja alguma desistência, os pais dos alunos em lista de espera são comunicados para que possam decidir sobre o ingresso no programa. O critério de atendimento é da nota mais alta para o primeiro a ser chamado.
2. Cursando a HS
a. Os alunos frequentam aulas do currículo americano nos 9ºs, 1ºs e 2ºs anos. No 3º ano, não há aulas. Entretanto, os alunos farão algumas provas nesse ano e aqueles que obtiverem êxito em todas as provas do programa se formarão no final do ano
b. Para receber a certificação brasileira e americana, o aluno precisa concluir o Ensino Médio no Da Vinci ou em uma escola conveniada.
c. Os alunos frequentam ao longo do 9º ano seis aulas da HS: quatro pela manhã ou tarde e outras duas (geminadas) que ocorrem em 1 dia da semana, das 17h30 às 19h. Nas duas primeiras séries do EM há sete aulas da HS: cinco pela manhã ou tarde e outras duas (geminadas) que ocorrem em 1 dia da semana, das 17h30 às 19h.
d. Todas as regras institucionais e educacionais do Da Vinci aplicam-se à HS.
e. Durante o programa de High School, o aluno cursará disciplinas oficiais do currículo americano, de acordo com a série que esteja cursando no currículo brasileiro. A duração de cada disciplina varia e, ao fim de cada curso, o aluno deverá ter alcançado a média mínima para aprovação, que é de 60%. Caso o aluno não atinja o mínimo necessário e tenha submetido todos os exercício bem como realizado todos os exames obrigatórios, deverá fazer nova prova, um “Comprehensive Exam” abrangendo todas as unidades estudadas e cuja nota final deverá ser 60%.
f. A avaliação dos alunos com vistas ao currículo brasileiro de inglês se dará em conjunto com a dos demais alunos, porém utilizará um instrumento de prova diferenciado (podendo incorporar atividades da High School). Tal instrumento será avaliado por um professor de inglês da escola.
g. As apostilas necessárias para o programa são fornecidas pela Escola e seu custo já está incluso no valor do programa. Caso haja necessidade de 2ª via, será cobrado um valor e haverá um prazo para confecção, ambos variáveis em função da apostila solicitada.
h. A “cola” durante as provas e o plágio em trabalhos são rigorosamente coibidos e punidos, podendo culminar em desligamento do aluno no programa.
i. Caso o aluno precise se desligar temporariamente do programa, e posteriormente retornar, será cobrada uma Taxa de Reativação da matrícula, informada no Termo de Adesão (aceito quando da matrícula no programa). A passagem natural do aluno de um ano para o outro no Da Vinci não implica desligamento do programa e cobrança dessa taxa.
j. Será cobrada uma Taxa de Convalidação de Créditos, informada no Termo de Adesão, por cada disciplina do currículo americano de High School para a qual o aluno necessitar convalidar os créditos obtidos de outra forma que não pelo programa definido neste, não havendo, contudo, garantia de aceitação desses créditos.
k. As matérias do currículo brasileiro cursadas no Da Vinci são validadas pela escola americana parceira e automaticamente reconhecidas pelo governo dos EUA, não havendo necessidade de cursá-las novamente. Isso implica necessidade de conclusão do Ensino Médio no Da Vinci. Ao concluir o Ensino Médio no Da Vinci, ser aprovado em todas as disciplinas da High School e nas provas oficiais do estado do Missouri, o aluno terá seu histórico escolar brasileiro enviado aos EUA para convalidação das matérias e emissão do histórico escolar americano, o que ocorre alguns meses após a conclusão do Ensino Médio brasileiro.
l. No caso de alunos envolvidos em intercâmbio, sugerimos que procurem a coordenação da High School antes de sua partida, para uma prévia organização das possibilidades de continuação do programa em seu retorno. Não garantimos vagas na turma de High School, nem a aceitação de créditos obtidos no exterior, ou disciplinas cursadas, pela escola americana parceira do Da Vinci. Além disso, o período e a duração do intercâmbio poderão inviabilizar a continuidade do programa. Cada caso será avaliado individualmente.
m. Como previsto no item i, caso o aluno intercambista retorne para o programa, será feita a reativação da matrícula do aluno junto à University of Missouri e a análise de convalidação dos créditos, com respectivos custos.
n. No caso de alunos da 3ª série do Ensino Médio que necessitem efetuar alguma prova do programa da High School, sem cursar as aulas ministradas pelo Da Vinci, será cobrada uma taxa referente a essa prova (ver Termo de Adesão) e repassada à escola parceira.
o. Ao concluir o Ensino Médio no Da Vinci, o aluno deverá ter concluído também seu curso na High School. Caso haja alguma pendência (prova ou curso), ele terá um prazo até o final de fevereiro do ano seguinte à conclusão do EM para saná-la. Caso contrário, será automaticamente jubilado do programa.
p. O cancelamento deverá ser comunicado, por escrito, à Secretaria do Da Vinci ou à Coordenação da High School até o vencimento do boleto para que não haja cobrança do mês da desistência.