Projeto Profissões

Muitas escolhas fazem parte do nosso dia a dia: na maioria das vezes, suas consequências são contornáveis; em outras, insuperáveis. Não é mais o caso da escolha do curso superior ou da via de acesso pelo vestibular, já que é cada vez mais frequente termos vestibulandos aprovados em instituições diferentes, para cursos diferentes, e que muitas vezes aparentam ser exatamente o oposto um em relação ao outro!

É visível também a mudança de comportamento dos nossos estudantes, quando analisamos suas atitudes perante o mercado de trabalho e notadamente quando se apresentam como sempre-alunos do Da Vinci, para revelar-nos seus rumos. Cursar duas faculdades paralelas; frequentar especializações, mestrados e doutorados; retornar ao Da Vinci para buscar novo ingresso em faculdade, visando a uma formação diferenciada; enfim, nossos alunos e sempre-alunos estão cada vez mais antenados para uma realidade em que “nada se contrapõe, tudo se complementa”.

Nesse contexto, o Projeto Profissões, direcionado para o Ensino Médio, tem seu objetivo capital mais fortificado: despertar a consciência vocacional nos alunos, sem pretender esgotar os dilemas provocados pela escolha de uma carreira.

É um movimento institucional com etapas bem definidas, que principia pela abordagem de especialistas convidados ou de profissionais da Escola que refletem sobre a questão da empregabilidade, passa pelo contato com profissionais de diferentes áreas e sempre-alunos de diferentes perfis/trajetórias, desdobra-se em visitas técnicas a faculdades e empresas, para demonstração de linhas de trabalho e diferenciais acadêmicos aos nossos alunos, para subsidiar suas tomadas de decisão.

2