A Escola
O Centro Educacional Leonardo da Vinci foi fundado nos idos de 1990, por iniciativa de Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton e José Antônio Gorza Pignaton, educadores com histórico de longa data na busca de educação de qualidade, desejosos por edificar um espaço em que partilhassem com educadores e alunos a intencionalidade educativa e a sensação de pertença; que esse espaço fosse repleto de possibilidades prazerosas e propiciasse um currículo transformador, aliando manutenção e inovação, e em que os currículos explícito e oculto difundissem ideais e utopias em educação, sem perder o senso de realidade.
O projeto, por demais ousado para sua época, contou com a acolhida de um número expressivo de pais de alunos, que aportaram recursos num centro mais pautado no ideário e no projeto educativo do que em instalações físicas ou recursos pedagógicos. Nosso pioneirismo em educação mantém-se como uma marca institucional, acalentada desde a fundação e regada cotidianamente.
A Escola manteve-se sob a gestão dos fundadores até o dia 10 de abril de 2018, quando procedeu à transferência do controle acionário para o conglomerado Kroton, mediante incorporação do Centro Educacional Leonardo da Vinci à Saber, sociedade coligada com foco na gestão pedagógica e administrativa das escolas do ciclo básico.
Eleva Educação
A partir de 2021, o Centro Educacional Leonardo da Vinci passou a fazer parte do Grupo Eleva Educação, o maior grupo de educação básica do Brasil. Com marcas fortes, tradicionais e inovadoras, o Eleva expande a sua missão de transformar vidas, por meio da educação, com energia e brilho nos olhos. A mudança de gestão configurou-se respeitosa com a trajetória da Escola, não trazendo interferências no tocante ao ideário educativo, à perspectiva cultural do currículo, à gestão pedagógico-educacional, ao funcionamento dos setores e ao relacionamento com as famílias e seus alunos.
Dentro do Eleva Educação, o Leonardo Da Vinci pertence à unidade de negócios Global, que surgiu em 2017 com o nascimento da primeira unidade da Escola Eleva, no Rio de Janeiro. Combinando tradição e inovação, as escolas da Global atuam no presente, olhando para o futuro, e são voltadas para as experiências holísticas (bilíngue, em tempo integral) com o propósito de formar cidadãos globais com janelas abertas para a vida. Nessas unidades, a excelência acadêmica é refletida tanto nas aprovações nacionais, quanto em faculdades renomadas internacionais. Também fazem parte desse seleto grupo de escolas as Escolas Elevas do Rio de Janeiro, Brasília e Recife, e a Escola Gurilândia, em Salvador.
Perfil Institucional
A instituição atua da Educação Infantil ao Ensino Médio, primando pela formação integral de homens, contextualização de saberes, perspectiva cultural. Detém contingente fixo de alunos desde a fundação, embora tenha experimentado, ao longo de sua trajetória, sensíveis avanços em gestão, instalações físicas, formação em serviço, projetos de trabalho, recursos metodológicos, impactos sobre o entorno. É reconhecida e premiada como um centro de excelência em educação e polo irradiador de cultura.
Pioneira em muitas frentes educativas, misto de manutenções, inovações e ressignificações, a Escola conjuga as vertentes acadêmica e humanista, dando sentido à educação como agente de transformação social; oportunizando em seus professores/alunos a aquisição de conhecimentos técnico-científicos, a educação estética e ética, a apropriação de diferentes códigos/linguagens, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudinais. Visa a formar pessoas aptas a conviver com a realidade, local e globalmente, conscientes de sua condição frente ao mundo, participantes ativos, criativos e criadores na transformação do contexto e de si próprio, no exercício da cidadania.
O diferencial do Da Vinci transparece no aprimoramento de seus projetos institucionais e na abertura de novas frentes de trabalho, a fim de acompanhar as demandas de mercado e dialogar com tendências contemporâneas, sem recair em modismos. Escola reflexiva, prepara cidadãos para o estar-no-mundo, investindo num mosaico de vivências que tornam a pluralidade uma marca institucional.