Disciplinas Diversificadas
Trata-se de disciplinas cursadas pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio que abordam temas contemporâneos e envolvem aprendizagens em várias áreas do conhecimento, mantendo um vínculo permanente entre os saberes institucionalizado e circulante.
Apresentando-se em módulos inseridos dentro do período letivo, tais disciplinas compõem a parte diversificada do currículo, conforme definida na Lei de Diretrizes e Bases. Dessa forma, o Da Vinci atende à sugestão legal no que diz respeito à possibilidade de escolha por parte do educando, de modo a incentivar seu envolvimento na construção do próprio currículo e sua percepção quanto aos centros de interesse.
Interdisciplinaridade e contextualização são as palavras-chave que respaldam a oferta de disciplinas diversificadas, o que permite um significado integrador entre as dimensões do currículo de perspectiva cultural, evitando a segmentação dos saberes. Há espaços para flexibilizações e inovações das disciplinas já existentes, bem como possibilidade de agregar novos projetos, de acordo com a percepção da realidade e as demandas da comunidade educativa.
Nós últimos anos, várias temáticas foram objeto das disciplinas diversificadas, tais como drogas, sexualidade, o Espírito Santo, carros, trânsito, ecocidadania, cinema e vários outras, todas elas detendo um livro como objeto de estudo, saídas intencionais, contato com especialistas/curiosos no tema e aplicação de prova contextualizada.