Excursões Pedagógicas

Considerando a relevância das interações do sujeito com o meio, a Escola concebe as excursões pedagógicas, parte integrante do currículo em diferentes disciplinas, levando os alunos à transposição das teorias de sala de aula para as práticas de vida. São atividades favorecedoras de habilidades fundamentais para o senso de realidade, tais como: pesquisa de campo, ampliação temática, experimentação, demonstração de aprendizagens, produção cultural.

Em alguns eventos, que se apropriam da cidade como cenário educativo, o foco está no estabelecimento de relações com conteúdos em estudo, sendo este o caso do percurso por bairros da Grande Vitória ou de cidades próximas para aplicação dos conceitos de paisagem e observação da interferência do homem sobre os espaços; bem como das visitas guiadas a empreendimentos comerciais ou industriais, parques naturais e escolas de Ciências Humanas e Naturais, a fim de praticar o olhar observador, a curiosidade/apreciação e a sistematização.

Em outros momentos, as excursões pedagógicas contemplam visitas a espaços culturais-comerciais (livrarias, supermercados, ateliês, museus, fazendas temáticas, teatros e cinemas), potencializando hábitos culturais e conhecimentos sociais; administração de recursos próprios e liberdade de escolha de aquisições culturais; interesse por mostras/exposições que ampliam o repertório cultural dos cidadãos.

No âmbito do Ensino Médio, geralmente as excursões pedagógicas constituem: visitas a exposições de artes temporárias na cidade; acesso a faculdades locais para conhecimento de estrutura/funcionamento e vivências práticas (no âmbito do Projeto Profissões); saídas programadas nas disciplinas diversificadas, consistentes em trabalhos de integração com escolas de rede pública ou instituições de ensino superior e visitas a concessionárias de veículos ou centros especializados em tratamentos de saúde.

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