Categoria: Planejamento

18 dezembro de 2015

Planejamento 2015/2016: apagar das luzes como reflexos

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Vamos e convenhamos, uma escola não se faz de rupturas ou transições. A educação é um contínuo, em que se conectam passado e presente; retrospectiva e perspectiva; permanências e mudanças. Numa escola de perspectiva cultural, então, nem se diga. Ao tempo cronológico, sobrepõem-se entretempos, sobretempos até contratempos. Sim, porque […]

Leia mais
4 fevereiro de 2015

Abertura do Planejamento dos Professores

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Planejamento e proatividade são palavras-chave no Da Vinci, além de constituírem a tônica da manutenção e revitalização do projeto educativo. Com esse enfoque, a palavra da Direção na abertura do planejamento/2015 serviu para enfatizar que o investimento permanente da Escola no binômio estrutura/diferencial de ensino é mais que uma […]

Leia mais
18 dezembro de 2014

DIALOGISMO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA: CONHECER PARA AMAR

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub Um tema auspicioso, um homem-enciclopédia, uma coletânea de crônicas. Com essa alquimia de ingredientes, o primeiro momento da semana de planejamento 2014/2015 revelou-se uma preciosidade da formação contínua de professores propiciada pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci a profissionais de sua equipe que exercem diferentes funções educativas. Francisco Aurélio […]

Leia mais
4 fevereiro de 2014

Planejamento 2013/2014 : Abrindo janelas, descerrando cortinas

Finda a temporada de férias/recesso, o Da Vinci principia o ano letivo de 2014 recorrendo à metáfora das janelas abertas para acolher a comunidade educativa. O tradicional café da manhã, em que o grupo se reencontra e recebe os novos integrantes no Refeitório Santa Ceia, foi regado a iguarias de Santa Teresa e a imagens […]

Leia mais
3 janeiro de 2014

Planejamento 2013/2014

Na semana de 16 a 20 de dezembro, equipe técnica e professores reuniram-se intensivamente para vivenciar a primeira etapa do planejamento do ano letivo de 2014. Os trabalhos prosseguem no início de fevereiro, o que demonstra a concepção do planejamento como um moto contínuo, retroalimentador do projeto educativo. A dinâmica dos trabalhos, que envolveu todos […]

Leia mais