Notícias

XII FÓRUM DA VINCI

8 julho de 2019

Carolina Fernandes Teixeira dos Reis (2a I2)
Luísa Thomé Poldi Vellozo Taddei (2a I2)
Alunas do Comitê de Imprensa.

Não é de hoje que se fala na importância da retórica ou, por sua vez, a arte de falar bem, mas, desde a Grécia Antiga, os maiores pensadores como Aristóteles e Platão já compreendiam a necessidade de tal prática. Trata-se de uma maneira diferente de se expressar, que utiliza a persuasão como principal meio, estratégia vital para o ser humano em suas relações cotidianas.

Nessa perspectiva, o Centro Educacional Leonardo Da Vinci tem como objetivo ampliar o repertório cultural do aluno, inserindo-o em debates acadêmicos de temas atuais, que valorizam a oralidade, a escrita e a argumentação. Por esta razão, surgiu a ideia do Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil, que este ano realiza sua 12a edição.

forum1

Na terça-feira 28/05, iniciaram-se as preparações para o evento que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto. Os alunos dos nonos anos, primeiras e segundas séries do Ensino Médio já escolheram seus países e comitês, dos quais serão representantes, assumindo o papel de delegados. Agora, dedicam-se à pesquisa e análise de informações acerca dos temas escolhidos, por meio da orientação dos professores de história e geografia. Este ano, vê-se a importância do debate acerca da crise humanitária no Iêmen e na Venezuela; da Reforma da Previdência no Brasil; da questão do Brexit e da Guerra da Bósnia (1992-1995) dentro de um comitê histórico.

A crise no Iêmen foi considerada pela ONU, recentemente, a pior crise humanitária já existente. O que acontece é uma guerra civil no país mais pobre do mundo árabe, que teve suas origens na Primavera Árabe, em 2011, quando os houthis depuseram o Presidente da época. A partir disso, a Arábia Saudita, junto de seus aliados, formou a tropa de coalizão que luta contra esse grupo. Já na Venezuela, o conflito ocorre por uma crise de legitimidade do atual governo que se manteve njo poder após uma eleição considerada suspeita pela ONU e pela Mercosul. Juan Guaidó e Nicolás Maduro tem um cenário de disputa, em razão do primeiro se autoproclamar, com apoio do EUA, presidente. Por esse motivo, houve um colapso na economia e a população sofre com a escassez de produtos básicos para a sobrevivência, vendo como solução o refúgio em países vizinhos como o Brasil.

Enquanto isso, no Brasil, há uma grande polêmica sobre a Reforma da Previdência, proposta pelo Ministro da Economia, para o plano de governo do novo presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é de economizar cerca de 1 trilhão de reais dentro de dez anos. Entretanto, muitos se opõem a essa decisão e lutam para que o modelo atual permaneça.

Partindo para a Europa, a problemática se estende para a União Europeia. O Reino Unido propõe abandoná-la, originando o termo Brexit (combinação de “Britain” e “exit”) e essa retirada vem sendo adiada desde 2016 (ano da proposta). A dificuldade do Parlamento britânico em aprovar o projeto de saída foi a principal causa da renúncia da primeira ministra Theresa May.

Por último, o comitê histórico se preocupou em voltar aos anos 90, quando acontecia a Guerra Da Bósnia. A proposta de sua independência causou grande controvérsia no território bósnio, por este apresentar grande divergência étnica. Sendo assim, os delegados priorizaram a discussão dos crimes de guerra cometidos, da limpeza étnica e dos massacres, durante o conflito.

E é com o propósito de debater todos esses temas que a 12ª edição do Fórum Da Vinci foi oferecida para os alunos de nono ano ao Ensino Médio.

forum2

Que venha agosto, o mês mais geopolítico do Da Vinci!

Quer conhecer mais sobre o fórum da Vinci? Eis alguns links de edições anteriores:

https://www.davincivix.com.br/noticias/forum-da-vinci-uma-importante-aprendizagem/

https://www.davincivix.com.br/noticias/pauta-internacional-em-debate-no-x-forum-da-vinci-de-discussao-estudantil/

https://www.davincivix.com.br/noticias/forum-da-vinci-2016/

Tags: