Xadrez como instrumento de ensino
9 dezembro de 2013Por Kelly Cristina Silva Menezes
Durante todo o ano letivo de 2013, as turmas de 5º ano trabalharam o xadrez nas aulas que ocorreram quinzenalmente na Sala de Jogos do Fundamental I. O xadrez é um jogo que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico-interpretativo e ajuda as crianças que têm dificuldades em matérias que envolvem cálculos.
No início do ano, com a leitura o livro A história do xadrez, de Horácio Cardo, através da lenda de Sissa, os estudantes passaram a conhecer o jogo e suas regras de uma maneira mais divertida. Nas aulas que seguiram, sem nenhum preocupação com estratégias, começaram a treinar o movimento de cada peça, acrescentando outras peças gradativamente, para que memorizassem bem a movimentação do jogo.
A partir deste momento, eles começaram a desenvolver habilidades relacionadas à observação do entorno e passaram a considerar o pensamento do oponente antes de realizar suas jogadas.
Os alunos também tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência com o professor de Educação Física do Da Vinci, Luis Claudio Battiston, que jogou várias partidas, ao mesmo tempo, contra um grupo de alunos das três turmas do 5º ano.
A culminância da atividade ocorreu a partir de setembro, onde se deu início ao 14º Torneio de Xadrez do Da Vinci. Sagraram-se campeões das turmas Caio Martins Lanes (5º I-1), Fabio Braga Soares Filho (5º I-2) e Rafael Rezende Mendes (5º B), que foram premiados com medalhas.
O campeão geral, vencedor das duas partidas entre os três primeiros colocados, foi o aluno Rafael, presenteado com um jogo de xadrez.