Notícias

Xadrez como instrumento de ensino

9 dezembro de 2013

Por Kelly Cristina Silva Menezes

Durante todo o ano letivo de 2013, as turmas de 5º ano trabalharam o xadrez nas aulas que ocorreram quinzenalmente na Sala de Jogos do Fundamental I. O xadrez é um jogo que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico-interpretativo e ajuda as crianças que têm dificuldades em matérias que envolvem cálculos.

No início do ano, com a leitura o livro A história do xadrez, de Horácio Cardo, através da lenda de Sissa, os estudantes passaram a conhecer o jogo e suas regras de uma maneira mais divertida. Nas aulas que seguiram, sem nenhum preocupação com estratégias, começaram a treinar o movimento de cada peça, acrescentando outras peças gradativamente, para que memorizassem bem a movimentação do jogo.

A partir deste momento, eles começaram a desenvolver habilidades relacionadas à observação do entorno e passaram a considerar o pensamento do oponente antes de realizar suas jogadas.

Os alunos também tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência com o professor de Educação Física do Da Vinci, Luis Claudio Battiston, que jogou várias partidas, ao mesmo tempo, contra um grupo de alunos das três turmas do 5º ano.

site4

site5

site3

A culminância da atividade ocorreu a partir de setembro, onde se deu início ao 14º Torneio de Xadrez do Da Vinci. Sagraram-se campeões das turmas Caio Martins Lanes (5º I-1), Fabio Braga Soares Filho (5º I-2) e Rafael Rezende Mendes (5º B), que foram premiados com medalhas.

O campeão geral, vencedor das duas partidas entre os três primeiros colocados, foi o aluno Rafael, presenteado com um jogo de xadrez.

site1

site2

Tags: