Notícias

VII Fórum Da Vinci

19 agosto de 2014

Aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto, na escola, o VII Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil.  O evento reúne anualmente alunos dos 9os anos do Ensino Fundamental e 1as e 2as séries do Ensino Médio.

O Fórum tem como objetivo principal debater soluções para os temas da atualidade e simular organismos internacionais. Durante os dois dias os alunos debateram temas de relevância mundial, como a crise na Ucrânia, a violência no estado do Espírito Santo e o combate ao terrorismo no Oriente Médio.

A participação dos alunos no Fórum Da Vinci é optativa e os interessados em participar desse projeto realizaram suas inscrições e preparações com os professores Marcelo Moreto, Lorena Bonadiman e Joelmo Costa.

A cerimônia de abertura deu-se no Anfiteatro com o discurso do professor Luiz Henrique Menezes e contou com a presença da Diretora Pedagógica Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton e professores.

1

Participaram das discussões mais de 100 estudantes, atuando nos seguintes comitês: CS (Conselho de Segurança – em português), CS (Conselho de Segurança – em inglês), ACNUDH (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos), DSI (Desarmamento e Segurança Internacional) e Comitê de Imprensa, que elaborou um jornal ao final do evento.

“O Fórum é uma experiência bastante rica para os alunos, já que promove a tomada de consciência de problemas mundiais e a busca de alternativas para solucioná-los. Um exercício de diálogo e de confronto de opiniões e perspectivas, promovendo o espírito crítico dos participantes”, explica Lorena.

“O Fórum envolveu alunos que, desde o início do segundo período, começaram com suas pesquisas para criar embasamento cientifico sobres os temas propostos. Os alunos também participaram de encontros, que foram trabalhados procedimentos e atitudes, como postura diplomática e oratória. Tudo o que foi apresentado pelos nossos alunos nesse final de semana, corrobora para a convicção de que a cada ano o Fórum da Vinci se consolida como importante instrumento para a aquisição da autonomia”, conclui Marcelo.

Depoimentos

 “A participação no fórum para mim é de grande importância, pois me trouxe muitos benefícios. Desde que comecei a participar, percebi que a minha habilidade de argumentação melhorou e também houve um melhor entendimento sobre o mundo e como ele é administrado. É realmente um acréscimo no currículo do aluno e em sua vida”. Marina Parreiras Vieira Alves Rebouças – 2ª série – I1

marina

“O Fórum é uma das atividades que mais demanda esforço dos alunos. Do momento da pesquisa aos debates, tudo é feito com extremo cuidado, o que é muito bom. Temos a oportunidade de exercitar nossa oratória e de debater ideias, confrontando divergentes pontos de vista, o que é extremamente importante para nossa formação como cidadãos.” Gabriel Guimarães Borges – 2ª série – I2

gabriel

 

Tags: