Notícias

Viagem Acadêmica dos sextos anos – Projeto Guimarães Rosa

7 maio de 2014

Por Luiz Henrique Menezes

Dando prosseguimento aos preparativos para a Viagem Acadêmica dos sextos anos, que tem como destino Belo Horizonte, Matozinhos e Cordisburgo, os alunos tiveram, no dia 24 de abril, uma palestra sobre a vida e a obra do escritor Guimarães Rosa.

Durante a palestra, os estudantes puderam se familiarizar com alguns elementos do universo rosiano, dentre eles o intenso trabalho com a linguagem e a importância do sertão para a compreensão da sua obra.

foto01_2

foto02_3

foto03_3

Guimarães Rosa, que foi um alquimista da palavra, cultivava o hábito de estudar línguas estrangeiras, além de ser um profundo conhecedor do idioma nacional. Sendo um criador de excepcional qualidade, o escritor mineiro fez textos repletos de neologismos, arcaísmos e estrangeirismos. Na palestra, também se abordou a riqueza humana e histórica do sertão, com suas paisagens e a tradição guerreira dos jagunços, que inspirou a criação do Grande sertão: veredas.

A palestra insere-se no Projeto Guimarães Rosa, que integra as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, e que faz parte do conjunto de atividades que dão suporte pedagógico à viagem. Durante as aulas de Português, os alunos serão estimulados a aprimorar suas habilidades de relatar, por intermédio da confecção de um diário de bordo. Nas aulas de Literatura, serão convidados a exercitar a linguagem poética, construindo poemas sobre o universo de Guimarães Rosa. Tudo isso será coroado com a possibilidade de ver, durante a visita à região de Cordisburgo, a paisagem que inspirou o escritor. Além disso, faz parte do roteiro da Viagem Acadêmica uma visita ao Museu Casa Guimarães Rosa, onde se encontra uma coleção de objetos, fotos, textos e livros alusivos à vida e à obra do escritor.

Tags: ,