Notícias

Viagem Acadêmica a Ouro Preto: experiências e conexões

11 outubro de 2016

Por Joelmo Costa

Imagina um lugar onde a arte barroca se encontra com a Literatura do Arcadismo e a História guardada por trás das esculturas de Aleijadinho dialoga com formação do mosaico de grupos culturais que, atraídos pela riqueza do ouro, ocuparam o interior de um Brasil até então de concentração populacional em vilas litorâneas. Esse lugar é Ouro Preto do século XVIII, um museu a céu aberto em que os alunos do 7º ano tiveram a oportunidade de conhecer, andar pelas suas ruas, contemplar os seus monumentos, respirar a sua história e fazer as conexões com os estudos em sala de aula.

1

Recanto em Ouro Preto e vista da cidade do Hotel em que os alunos ficaram hospedados

A Viagem Acadêmica a Congonhas e Ouro Preto é oferecida há vinte anos pelo Da Vinci e, assim como as viagens das séries anteriores, tem como modelo um roteiro de perspectiva cultural, incentivando o espírito observador, o convívio social e desenvolvendo a atitude cidadã e crítica.

Os alunos estudaram as disciplinas envolvidas (História, Geografia, Arte e Literatura) dentro do seguinte eixo pedagógico: a sociedade de Ouro Preto no século XVIII. Assim, a Literatura navegou nos versos do Arcadismo, com a história de Marília de Dirceu; a arte estudou o barroco brasileiro pelas pinturas de Mestre Ataíde e pela escultura de Aleijadinho, tão presentes no complexo arquitetônico/artístico de Matozinhos (Igreja, Passos da Paixão e Profetas) e nas igrejas de Ouro Preto, como a de São Francisco, com a pintura do seu teto Anunciação de Nossa Senhora, uma obra-prima de Mestre Ataíde. A disciplina de História focou a Inconfidência Mineira, a escravidão na sociedade ouro-pretana e o trabalho escravo nas minas, conteúdos contemplados, respectivamente, nas visitas no Museu da Inconfidência, Casa dos Contos e na Mina Santa Rita. As rotas do ouro e a função dos tropeiros na comunicação da vila com outras áreas foram temas de destaque nas aulas de Geografia.

2

Praça Tiradentes vista do Museu de Mineralogia

Os alunos, divididos em grupos, tiveram aula in loco, organizadas pelos professores envolvidos na viagem, circularam pela cidade, exploraram pontos diferentes (Igreja do Rosário dos Pretos, Casa Guignard e Igreja de Santa de Efigênia) e compartilharam à noite no hotel as experiências que apenas um centro histórico que carrega o título da UNESCO de Patrimônio da Humanidade, pode oferecer.

As viagens acadêmicas do Da Vinci oportunizam esses momentos de extrapolação dos conteúdos curriculares para alunos e professores e acrescentam a possibilidade da convivência como conteúdo intensivo e partilhado.

3

4

5

Alunos realizando atividade (desenho da fachada barroca da Igreja do Carmo)

6

Visita à Mina Santa Rita

7

Visita à Mina da Passagem

9

Aula de arte: os profetas de Aleijadinho em Congonhas

8

Profetas: depredação

10

Aula no Museu de Congonhas

11

Ponte dos Suspiros: a história de Marília de Dirceu

12

A história de Ouro Preto por meio de fantoches

13

Arquitetura: aula na Praça Tiradentes

14

15

Atividade na Casa Alberto Guignard: o pintor que mais retratou as paisagens de Ouro Preto

16

Compartilhando as experiências no final do dia

17

18

Alunos Viajantes: ao fundo a cidade histórica de Ouro Preto

Tags: ,