Notícias

VI Fórum Da Vinci

18 novembro de 2013

Aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro, na escola, VI Fórum Da Vinci de Discussão Estudantil.  O evento reúne anualmente alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

O Fórum tem como objetivo principal debater soluções para os temas da atualidade e simular organismos internacionais. Durante os dois dias os alunos debateram temas de relevância mundial, como a crise na Síria, o reconhecimento do Estado Palestino e a situação nuclear do Irã.

A cerimônia de abertura deu-se no Anfiteatro com o discurso do professor Luis Henrique de Menezes e contou com a presença da Diretora Pedagógica, Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton, dos coordenadores do projeto Lorena Bonadiman e Joelmo Costa, e professores.

face01

Participaram das discussões cerca de 100 jovens, atuando nos seguintes comitês: CS (Conselho de Segurança – em português), CS (Conselho de Segurança – em inglês), ACNUR (Alto Comissariado da ONU para refugiados), AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e CI (Comitê de Imprensa), que elaborou um jornal ao final do evento (confira abaixo). Os temas dos comitês foram todos vinculados ao Oriente Médio, contextualizado no tema do mês – Líbano, considerando o “mosaico de etnias na formação do povo capixaba”, tema transversal eleito para 2013.

acnur2

Acnur

aiea1

Aiea

sc1

CS (em inglês)

cs1

CS (em português)

Estudantes da Escola Estadual Aristóbulo Barbosa Leão, de Serra, convidados pelo Da Vinci, também estiveram presentes no Fórum.

aristbulo

Para os alunos, participar do Fórum foi uma experiência enriquecedora.

“Percebi a importância de se expressar bem e de organizar as ideias para deixar clara a mensagem que se quer passar”, comenta a aluna Anna Clara Deps, da 1ª série, que representou o Greenpeace e participou pela primeira vez do Fórum. Anna ressaltou que o evento “te inspira a estudar”. “Foi interessante, pois é preciso assumir a posição da entidade/país que representa, e integrar sobre os assuntos em questão.” A aluna também salienta um aspecto interessante. “Um desafio a ser vencido é que, muitas vezes, você é obrigado a representar ou fazer acordo com países ou entidades dos quais você não compartilha dos ideais, para assim conseguir formar alianças para alcançar seus objetivos. Foi uma excelente experiência, que levarei para minha vida.”

foto01_21

Anna Clara Deps (centro)

O aluno Lucas Vieira, do Aristóbulo Barbosa, também manifestou, através do e-mail, sobre sua participação no evento. “Gostaria de agradecer por esta oportunidade tão especial que tive na minha vida, que foi participar do V e VI Fóruns Da Vinci. Foi uma oportunidade de ver um novo caminho na minha vida, ver realmente que eu “nasci” para a área de Humanas. Eu, com orgulho, digo que participei desses dois fóruns. Da Vinci, muito obrigado por esta oportunidade, por esta chance tão importante em minha vida. E no ano que vem estarei aí novamente”.

Da Vinci Journal

Tags: ,