TREINAMENTO DA HIGH SCHOOL NO DA VINCI
17 dezembro de 2014Por Cristiano Carvalho
“Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações” Phillipe Perrenoud
Quem são essas duzentas pessoas entrando pelo portão da Escola logo cedo? Todas essas vans não podem estar trazendo alunos, uma vez que estes já estão em férias. Apesar de estarem basicamente se comunicando em um só idioma, o inglês, são todos tão diferentes que parecem representar os quatro cantos do nosso planeta. Diversidade na aparência física, nos sotaques, nas origens, nas histórias de vida.
Todo dezembro é assim. Desde dezembro de 2008. O Da Vinci se transforma um pouco em uma Nova Iorque ou Londres ou Tóquio. Uma dessas cidades no mundo em que podemos vivenciar, utilizando todos os nossos sentidos, o que é estar e ser cosmopolita. Temos o privilégio e o orgulho de recebermos em nossa Escola, um pouco de cada região do Brasil e cada continente do nosso planeta. Entre 11 a 18 de dezembro estamos imersos no “Treinamento da High School da Texas Tech University no Brasil para o ano de 2015.”
Treinamento é o nome oficial, mas a concepção é muito mais ampla, uma vez que não estamos juntos para afinarmos somente saberes procedimentais. Como diz Perrenoud, citado no início deste artigo, nossos objetivos apontam para a mobilização de uma multiplicidade de recursos cognitivos dessa equipe de professores, coordenadores e diretores aqui presentes que visam ao aperfeiçoamento pedagógico do programa de High School nas escolas conveniadas com a Texas Tech.
Durante essa semana, professores e coordenadores trocam experiências, desafios e casos de sucesso enquanto planejam as ações pedagógicas do ano que está por começar. Análises e reflexões contínuas do currículo, bem como proposições para mudanças sempre necessárias, permeiam todos os nossos encontros. São muitas as reuniões, workshops e conferências: grupos de professores “calouros” e outros veteranos em reuniões de formação; coordenadores novatos e veteranos pensando o currículo; vídeo conferências com todo o grupo reunido aqui em Vitória e com grupos de educadores no Texas; reuniões de confraternização. Até no domingo o grupo esteve reunido, em um dia de “ócio criativo” à beira-mar em Meaípe.
Em 1999, quando a parceria Da Vinci – TTU foi iniciada, ambas as instituições começaram do zero. Não havia naquele momento nada semelhante sendo desenvolvido no país. Foram muitos os saberes que tiveram de ser mobilizados para que pudéssemos estruturar um programa de tal forma que nos possibilitou, em 2008, sermos credenciados pela TTU para a expansão desse caso de sucesso.
De acordo com Edgard Morin, “a escola, em sua singularidade, contém em si a sociedade como um todo.” Hoje, a integração das 54 escolas conveniadas, com seus mais de 2.300 alunos em 35 cidades de todas as regiões do Brasil, permite que essa rede de conhecimento e expertise multinacional utilize seus referenciais teóricos e práticos para a formulação e desenvolvimento de seus fundamentos e ações deste programa que é hoje o maior programa de High School no Brasil.