Notícias

Science XP – Ciências em Inglês para turmas de 5º I

11 julho de 2018

Por Cristiano Carvalho

O que difere a sombra pela manhã da sombra ao meio dia? Qual é seu horário preferido para ver o sol brilhar? Como você se sentiria se durante quatro meses você só visse a luz do sol por no máximo cinco horas por dia?

O ser humano é por natureza um ser curioso. Perguntar sobre a natureza e o universo e sobre nós mesmos sempre fez parte de nossa humanidade. A ciência viva é um permanente estado de busca por respostas para questões sobre o meio em que vivemos. A língua, seja ela a materna ou a estrangeira, é o meio pelo qual comunicamos essas questões e compartilhamos nossas descobertas. É passeando pelas etapas do método científico, desde o levantamento das perguntas fundamentais até a comunicação dos resultados e descobertas, que iniciamos em 2018 um projeto de ciências em Inglês: o Science XP (Experimentation) Project.

Uma vez por semana, sempre usando o Inglês como idioma de comunicação, os alunos dos 5ºs I1 e I2 têm se dedicado a investigar o sol ao longo do primeiro semestre. Exploramos os impactos do sol em nossa rotina e na nossa cultura, apreciamos como o sol é retratado nas artes plásticas (como nos quadros de Van Gogh e Monet) e como ele é cantado em músicas (como em Here Comes the Sun, dos Beatles). As aulas intercalam momentos de levantamento de hipótese, pesquisas e experimentações. Por exemplo, quando estudamos as dimensões do sol, utilizamos objetos do dia a dia de nossos alunos, como uma bola de futebol e uma ervilha, para estimarmos a proporção entre sol e Terra. E, posteriormente, os alunos foram incentivados a encontrar proporções equivalentes em outros objetos. Com isso, a partir da frase “If the sun was the size of a beach ball, Earth would be the size of a pea”, os alunos trouxeram objetos pessoais de casa, levantaram suas hipóteses, mediram e confirmaram se as proporções eram pelo menos aproximadamente válidas.

No Da Vinci, os alunos já aprendem Inglês por meio dos conteúdos escolares. Os textos lidos, literários ou não literários, abordam temas que estão sendo trabalhados no currículo (estudos sociais, ciências, literatura, etc.), favorecendo assim o uso real do idioma e sua aprendizagem. Sendo as ciências da natureza uma área do conhecimento que tanto encanta os seres humanos, em especial as crianças, o projeto Science XP utiliza-se de mais este facilitador no aprendizado do Inglês, idioma tão presente e fundamental nas interações globais. No segundo semestre, será a vez de explorarmos a Lua.

Abaixo, alguns registros fotográficos das aulas e depoimento da professora Martha Santos.

“O que nos garantiu segurança em abordar um assunto que não é a nossa área de estudo específico foi contar com professores, na área de Astronomia,  Matemática, Artes, Biologia e até mesmo Educação Física. A integração dos conhecimentos nos levou a apresentar os conteúdos no nível de conhecimento da turma de forma lúdica e significativa. Os alunos têm se engajado com muita naturalidade sem a preocupação de separar Ciências de Inglês. Ao contrário, o que há é uma integração efetiva entre as áreas pela curiosidade própria da faixa etária.”

ALUNOS COMPARANDO PROPORÇÕES

1

2

3

ALUNOS MEDIDO TEMPERATURA EM DIFERENTES AMBIENTES E MATERIAIS AO REDOR DA ESCOLA

4

5

6

7

Tags: ,