Representante do Consulado dos Estados Unidos visita o Da Vinci
26 setembro de 2014Um crescente número de alunos do Da Vinci tem demonstrado interesse em cursar universidades no exterior, em especial nos Estados Unidos. Dentre os fatores que contribuem para o aumento nesse número podemos citar:
- Facilidade de ingresso em instituições americanas por parte do aluno da High School do Da Vinci, que de posse de um diploma brasileiro e americano, possui um trânsito facilitado em universidades nos Estados Unidos;
- Grande quantidade de universidades que recebem altos investimentos em pessoal, estrutura física e de pesquisa;
- Convênios firmados entre universidades americanas e brasileiras, por meio de programas como o “Ciências Sem Fronteiras”;
- Custo-benefício competitivo comparado às universidades particulares de renome no Brasil, principalmente se o aluno consegue bolsa de estudos;
- Interesse das universidades americanas em um ambiente acadêmico culturalmente diverso;
- Alta competitividade do aluno do Da Vinci pela sua sólida base curricular e várias atividades extracurriculares, muito valorizadas no processo seletivo americano.
Considerando essa crescente demanda, e tendo em vista que alunos e famílias necessitam de preparação prévia para um investimento pessoal e financeiro de tal magnitude, convidamos o Sr. Joseph Duran, representante consular do Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, para proferir uma palestra aos alunos sobre universidades nos Estados Unidos, com foco na documentação necessária para o processo de admissão.
O Sr. Duran conversou com os alunos, no dia 11 de setembro, sobre as variadas possibilidades de estudos em universidades americanas, que vão desde cursos de verão/línguas até graduação, mestrado e doutorado. Os alunos foram informados sobre os diferentes tipos de vistos para cada modelo de estudo naquele país e quais são os direitos e deveres do portador de cada visto concedido. O Sr. Duran ressaltou que o processo de obtenção de visto está bem mais ágil e desembaraçado atualmente em comparação ao que já foi no passado, uma vez que é de interesse do governo americano e de suas universidades ampliar a diversidade cultural em seus quadros e recrutar os melhores alunos nesta composição.
Após a fala do Sr. Joseph Duran, a Sra. Luciana Gomes, diretora de produtos IE, informou os alunos presentes sobre a Feira de Universidades organizada pela IE, que ocorrerá em São Paulo no dia 18 de outubro a partir das 13h. Essa feira contará com a presença de representantes de universidades de países como os Estados Unidos, Reino Unido, Holanda, Canadá e Austrália. Mais uma oportunidade de contato e orientação sobre estudos acadêmicos no exterior.