Notícias

Releitura da obra “O Nascimento de Vênus”

27 setembro de 2017

Por Mazinha Tristão e Nathalia Peters

Os alunos dos 7os anos, após estudarem o Renascimento nas aulas de história da arte, fizeram uma releitura da obra de Botticelli.

Nesse exercício, eles poderiam interferir livremente, inclusive inserindo elementos que fazem parte do seu cotidiano. Com isso, temos imagens que extrapolam a barreira do tempo e que nos propõe interpretações diversas.

6

2

3

4

5

O olhar dos alunos nos remete a multiplicidade que compõe o momento atual, realidades multifacetadas que representam a essência de nosso tempo, muitas vezes refletindo situações trágicas, em outras, impregnadas de humor e da inocência infantil.

 

O Nascimento de Vênus

Sandro Botticelli (1445 – 1510)

1920px-Sandro_Botticelli_-_La_nascita_di_Venere_-_Google_Art_Project_-_edited

Galleria degli Uffizi, Florença

Sandro Botticelli foi considerado o artista que melhor expressou, através do desenho, um ritmo suave e gracioso para as figuras pintadas.

Os temas de seus quadros – quer tirados da Antiguidade grega, quer tirados da tradição cristã – foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão da graça divina. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus. Sua criação mais famosa, Nascimento de Vênus, retoma um tema da Antiguidade pagã, mas Botticelli transforma Vênus, a deusa do amor, no símbolo da pureza e da verdade.

Tags: , , ,