Projeto sobre Música Erudita
1 dezembro de 2014Por Juliano Tonon
O Da Vinci, seguindo o seu ideário de perspectiva cultural, iniciou no mês de novembro o projeto sobre Música Erudita, que consiste em levar, duas vezes por mês um grupo de alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio ao teatro Carlos Gomes para assistir a apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES).
Os dois primeiros eventos foram nos dias 12 e 27 de novembro. O dia 12/11 fez parte da série “Quarta Clássica” e os alunos assistiram ao concerto para piano e orquestra, em que foram apresentadas grandes músicas de Jean Sibellius e Sergei Rachamaninov, ambas sob a regência do maestro Helder Trefzger e com a participação especial do pianista Aleyson Scopel.
No dia 27 foi a vez da série “Cinema Especial”. O maestro adjunto Leonardo David regeu a orquestra que contou com a participação especial da violinista Gabriela Queiroz. Neste dia, grandes clássicos do cinema foram interpretados pela orquestra no Carlos Gomes. Temas dos filmes A lista de Schindler, Titanic, Perfume de mulher, ET, o extraterrestre, além de sucessos recentes como Piratas do Caribe, Harry Potter, O senhor dos anéis, dentre outros figuraram na lista de interpretações da noite. Nesta apresentação, além dos alunos, um grupo de funcionários do Da Vinci também assistiu ao concerto, e ficaram sensibilizados com o conjunto de estilos musicais e as associações feitas com os filmes assistidos.
“É sempre bom apreciar um bom espetáculo, principalmente de temas de filmes que tanto gosto. A harmonia e o sincronismo da orquestra são realmente fantásticos. O tema que eu mais gostei foi o do filme Jaws (Tubarão)”, comentou Willian Sinis, Tecnologia de Informação.
“Não tenho palavras para descrever o que senti naquele momento. Só posso dizer que foi lindo!”, falou Renata Bernardes, coordenação.
Para 2015, a ideia é dar continuidade ao projeto, oportunizando aos alunos um maior conhecimento sobre a música erudita.