Notícias

Projeto Santa Semente – replantio das mudas

13 julho de 2015

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub

O Projeto Santa Semente, coordenado pelo Jornal Santa Notícia, teve como um de seus desdobramentos a plantação de sementes no Centro Educacional Leonardo da Vinci, por alunos dos quartos anos do Fundamental (ocorrida em 13/05/2015, concomitantemente com a proposição do concurso “Rio Timbuí clama por socorro”). Na ocasião, o ambientalista Nilton Broseghini, um entusiasta e empreendedor do desenvolvimento sustentável, deslocou-se de Santa Teresa para dar instruções aos alunos na própria Escola e “plantar a semente” de um futuro ecologicamente mais promissor.

Nesse primeiro contato visível com o projeto, além de plantar as sementes anexadas ao Jornal em caixinhas individuais (com aproveitamento de caixinhas de leite ou suco), os alunos cultivaram diversas sementes em caixas plásticas (com embalagem de sorvete). O aproveitamento de materiais recicláveis, o cuidado com as mudas e o manuseio produtivo da terra foram as lições de cidadania que eles incorporaram, ainda mais nesta faixa etária, em que os princípios vincianos da curiosidade e da demonstração assumem representatividade por incentivar o “aprender o aprender”.

Os participantes também foram conscientizados de que, quando se vivencia um processo, cada etapa deve ser vivida em intensidade e que o produto final só será alcançado se os responsáveis aliarem engajamento, afetividade e socialização. Foi com esse propósito que a Escola trouxe Nilton para novo contato com os alunos, o que ocorreu no dia 01 de julho de 2015, quando, sob seu olhar experiente e orientador, alguns estudantes  retiraram as mudas de seus “berços” (as embalagens plásticas) para plantá-las em caixas individuais, dando início à sua carreira-solo, rumo ao seu habitat natural.

O resultado alcançado até então é expressivo: 62 mudas já retiradas do “berço”. Somando-se às anteriormente plantadas em caixinhas, já dispomos de mais de 100 mudas verdinhas, em pleno desenvolvimento.  Quando atingirem aproximadamente 30cm, serão levadas para Santa Teresa e plantadas em terreno que necessita de reflorestamento.

Para professores e alunos envolvidos, o projeto representa uma possibilidade de ampliação sociocultural, pois substitui o artificialismo de algumas situações escolares por iniciativas de impacto direto sobre a realidade. Os participantes, além de internalizarem a responsabilidade ambiental como um projeto de vida, atuam como multiplicadores da boa causa, comprovando que Escola viva é aquela que se volta para o entorno e que, além de transmitir conteúdos conceituais, preocupa-se em formar cidadãos com atitudes responsáveis e senso coletivo.

nilton1

nilton2

nilton3

nilton4

nilton5

Tags: ,