Notícias

Projeto Profissões 2016 – visita ao Ensino Superior

23 novembro de 2016

Por Marcos Augusto Martins Cardoso

No último dia 25 de outubro, os alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio vivenciaram, pelo segundo ano consecutivo, uma etapa do Projeto Profissões, que consiste em uma visita presencial a instituições de Ensino Superior.

Para essa etapa, os alunos escolheram um curso superior a fim de conhecer mais de perto a realidade universitária: vivenciar atividades acadêmicas, participar de visitas guiadas e simulações de experiências, manter debates e contatos com professores e acadêmicos. Os grupos foram montados a partir de escolha dos próprios alunos e direcionados a diferentes instituições de ensino superior, nossas parceiras na proposta: Emescam, FDV, Fucape, Multivix e UVV, sempre acompanhados pelos professores/profissionais do Da Vinci.

Mais uma vez houve adesão maciça dos estudantes, os quais se apropriaram da oportunidade de se colocarem em contato com suas escolhas acadêmicas e profissionais; e com simulações vinculadas a diferentes especialidades. As atividades propostas variaram de acordo com o perfil do curso superior: em Economia e Administração, atividades de contabilidade e finanças e Workshops; em Medicina, aulas de anatomia e simulações de primeiros socorros; em Arquitetura/Engenharia, a elaboração de um projeto de uma casa, as aprendizagens sobre o funcionamento de tornos/soldos e a discussão de atitudes sustentáveis; em Direito: participação em círculos de discussão para estudos de casos concretos no meio jurídico.

A vivência de campo contribuiu para os estudantes definirem de forma mais consciente o curso de graduação e a profissão de acordo com suas habilidades/centro de interesses, além de lhes proporcionar que experimentem particularidades inerentes ao seu futuro curso. Se para alguns, a iniciativa serviu à consolidação de vocações, para outros instigou a uma maior reflexão antes da tomada de decisão; para outros ainda, representou mudança de perspectiva. Uma proposta ampla, visando a objetivos também amplos, muito mais para o pragmático que para o filosófico.

A seguir, algumas fotografias que ilustram esta matéria e permitem visibilizar a abrangência da referida atividade proposta.

Tags: