Notícias

Projeto Cultural Viagens e Literatura

22 julho de 2015

Por Juliano Tonon

Neste ano de 2015, teve início o Projeto Cultural Viagens e Literatura, para os alunos dos 8ºs anos do integral. Os principais objetivos de trabalho desta disciplina consistem em apresentar aos alunos um gênero muito especial da literatura que é a “narrativa de viagens”, por meio de alguns grandes autores e exploradores que até hoje permeiam o imaginário de muitos mundo afora, como o francês Júlio Verne e o italiano Marco Polo.

Júlio Verne percorreu em seus livros, quase toda a superfície terrestre, além do fundo do mar, do interior da Terra e também da Lua. Já Marco Polo, possibilitou ao Ocidente, conhecer a até então enigmática China e o Império Mongol de Gengis Khan e Kublai Kan.

Além destes célebres autores/exploradores, os alunos também conheceram um pouco mais da história do Espírito Santo, pelos textos de viajantes que por aqui estiveram em séculos passados, como os franceses Auguste de Saint-Hilaire e François Biard, além da intrigante história do corsário Thomas Cavendish e sua grande derrota nas águas da baía de Vitória.

Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras com o escritor Francisco Aurélio Ribeiro, o professor Joelmo Costa e a diretora de marketing do Da Vinci, Brunella Pignaton. Estes palestrantes são também grandes viajantes e compartilharam com os alunos algumas de suas experiências e vivências em viagens que muito os marcaram.

1_29

2_26

1_30

1_31

Diversas foram as atividades em que os alunos estiveram envolvidos no decorrer deste Projeto Cultural: Pesquisas, trabalhos com filmes, produções artísticas, leitura compartilhada entre outras. A ideia era oferecer-lhes trabalhos bem práticos, um aprendizado e ampliação dos horizontes culturais e também um olhar para a experiência de viagem além do lazer.

Tags: