Notícias

Projeto Cinema: O peso do meu reflexo

11 outubro de 2017

Por Victor Humberto Salviato Biasutti

Neste 2017, como já descrito na matéria Alunos apresentam curtas-metragens no Projeto Cinema , estudantes do Centro Educacional Leonardo da Vinci realizaram filmes em que, organizados em grupos específicos produziram os textos/roteiros, atuaram, capturaram as imagens e o áudio, operando câmeras e gravadores, editaram as pistas em software dedicado, finalizaram os produtos, que foram apresentados no Teatro da Vinci em 28/10/17 a seus colegas e às famílias.

Aqui disponibilizamos o curta “O PESO DO MEU REFLEXO”, que contou com os participantes a seguir.

No final do texto, o link para o Youtube.

Diretor: Flávia Felippe Cury Soares

Tesoureiro: Bianca do Valle

Texto: Flávia Felippe Cury Soares, Luana Furtado Ribeiro Moulin e Lara Bunjes Moussallem

Câmeras: Bianca do Valle Ventura Santos e Renê Aride Neto

Figurino: Luana Furtado Ribeiro Moulin e Luma Furtado Ribeiro Moulin

Divulgação: Amanda Martinez Alves, Lara Bunjes Moussallem e Mariana Moulin Martins

Atuação: Felipe de Freitas Bittencourt, Luana Furtado Ribeiro Moulin, Mariana Moulin Martins e Vitor da Costa Coppo

Edição: Mariana Moulin Martins e Thiago Salume Lima Nogueira.

3

Como dito na matéria acima, “Os filmes retratam os dilemas da adolescência, como a busca da identidade e da autoafirmação, a rejeição por parte do grupo, o vazio existencial e a solidão, temas profundos, que revelam um olhar crítico e sensível.”

A Diretora Flávia Felippe Cury Soares, aluna da 2ª série I1 do Ensino Médio de 2017, comentou: “… para a elaboração do texto imaginamos um tema que faria as pessoas pensarem em, por exemplo, anorexia… coisas da estética… uma pessoa representando a sociedade, que julga todo mundo.”  O texto foi concebido pelos alunos. Continuando, Flávia disse: “A experiência, por ser a primeira vez do Projeto Cinema, apresentou muitas dificuldades: alunos e professores sem muita base. Mas o resultado foi altamente positivo.”
Flávia esteve no roteiro e na edição.  Essa participação a colocou em dúvidas em relação ao que pretende fazer, profissionalmente. Pensava em fazer artes cênicas, cinema, mas, como disse “atuando por trás das câmeras”.  Agora já vislumbra, também, arquitetura especializada em cenários, “coisas mais artísticas”. Gostou muito de trabalhar na edição.
Achou fácil trabalhar com o grupo de colegas, que estiveram muito unidos, todos decorando os textos com muito empenho, tudo agilizado para não ser necessário fazer filmagens no domingo, dia que reservaram para estudar para a semana de provas, que aconteceu a seguir.   Para a realização do curta, foi necessário conjugar o “produzir com o estudar”.

No sábado da filmagem a programação foi: “estudar pela manhã, almoçar e estar na Escola às 13h para as filmagens. Necessária a troca do tempo de estudo pelo tempo das filmagens. “Toda a filmagem foi realizada na tarde de um sábado. Para tal, tudo foi detalhado anteriormente, para que a chance de sucesso fosse máxima. E as coisas conspiraram a favor: não choveu, nada de significativo aconteceu que pudesse atrapalhar os trabalhos. “Seria bom que tivéssemos mais tempo…”

A edição aconteceu em 05 encontros, das 17h40 às 20h30.  Posteriormente foi necessário um pouco mais de tempo para otimização do áudio. “Em alguns momentos, em recreios ou em tempos possíveis, nos reunimos com a equipe de apoio da Escola para estudar posicionamento de câmeras, locais das filmagens… de modo a agilizar o trabalho do sábado.”

A seguir, a sinopse do clipe:

Carol, uma jovem cheia de mistérios, começa o ano letivo em uma nova faculdade. No primeiro dia de aula, a menina conhece diferentes alunos, entre eles Bia, uma menina que enfrenta dificuldades em aceitar seu corpo; Ana, uma jovem com má fama; Daniel, um menino inteligente e inocente e Lucas, garoto atrevido que não tem vergonha de tentar se aproximar das meninas.

Com o passar do tempo, Carol mostra-se interessada em interferir na vida dos outros estudantes, não exatamente de forma agradável. Os comentários ácidos da menina afetam diretamente na vivência de suas vítimas, mas, principalmente, na vida da própria Carol.

ASSISTA AO CURTA O PESO DO MEU REFLEXO:

Tags: ,