Notícias

Projeto “As múltiplas visões de Chico Buarque”

9 julho de 2014

Por Antonio Carlos Pacheco Filho

A obra de Chico Buarque é muito rica e engrandecedora. A sabedoria rítmica presente em suas letras, aliás, belíssimas construções de quem realmente preza as destrezas da língua portuguesa, deve ser compartilhada por todos que se dizem amantes da cultura brasileira.

A realização do projeto justificou-se em razão da importância da obra de Chico Buarque como propulsor da identidade brasileira. Além disso, em consonância com os princípios e projetos delineadores da escola Leonardo da Vinci – instituição de perspectiva cultural – justificou-se, também, em virtude da possibilidade ofertada aos alunos envolvidos no projeto (9os anos) outros olhares sobre a obra de Chico Buarque, permitindo reflexões várias sobre as múltiplas facetas do nobre artista brasileiro.

O primeiro momento do projeto, desenvolvido no primeiro semestre de 2014, teve como foco a vertente social e política das obras de Chico Buarque. O embasamento teórico foi ministrado pelo professor a partir de exposições em sala de aula e de diálogos compartilhados com os alunos. Como produto dessa primeira etapa, os alunos reproduziram graficamente as interpretações apreendidas de algumas obras de Chico, como, por exemplo, Roda viva, Apesar de você, Meu guri, Pivete, Cálice entre outras. Esse trabalho teve uma mediação compartilhada da disciplina de Artes, com a essencial ajuda do professor Emílio.

O segundo momento do projeto foi idealizado a partir das múltiplas habilidades que podem ser desenvolvidas pelos alunos. Por exemplo, elaboração de cartazes, de folders, de leitura de textos e de entrevistas com profissionais da própria escola e, também, com outras pessoas de alguma forma ligadas à obra e vida de Chico Buarque. Uma dessas entrevistas, mediada pela aluna Sofia Fiuza – sobrinha do entrevistado – deu-se com o diretor artístico da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Arthur Nestrovski. Abaixo, a entrevista.

Entrevista Arthur Netrovisky – Chico Buarque

1

2

3

4

Tags: ,