Notícias

Projeto Artista Capixaba – Da Vinci promove palestra com fotógrafo Miro Soares

18 março de 2022

Por Arthur Bahia (estudante do 9º ano I1)

No dia 08/03, nós, alunos do 9º ano, tivemos uma palestra do artista, fotógrafo, filmmaker e professor Miro Soares, com o intuito de iniciarmos o projeto Artista Capixaba, já em sua 8ª edição.

O projeto Artista Capixaba tem como intuito promover a bagagem cultural dos alunos de 9º ano através do estudo de artistas locais. Já estiveram aqui em nossa escola nomes como Ana Paula Castro, Wagner Veiga, Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, dentre outros. Neste ano, o foco tem sido Miro Soares.  

Durante a manhã da terça-feira (08), Miro foi recebido pelos alunos no Anfiteatro. Três deles, responsáveis pela organização da palestra, Lia Olivieri (9ºA), Tasso Lugon (9ºI1) e Francisco Vieira (9ºI2) fizeram perguntas sobre a vida e obra do artista, numa dinâmica de entrevista. O mesmo pôde, durante o momento, relatar sobre suas viagens e exposições em diversos países (dentre eles França, Lituânia e Brasil), além de enfatizar seu amor pela fotografia ao dizer que jamais pensou em desistir de seus trabalhos. Um dos questionamentos levantados a Miro foi sobre a utilização de edição gráfica na pós-produção de suas fotografias. O mesmo realçou que não distorce nenhuma de suas imagens, apenas modifica sua luminosidade, qualidade gráfica, entre outros. 

Um dos relatos de Miro foi sobre seu primeiro contato com o mundo fotográfico, que aconteceu quando o artista comprou sua primeira câmera fotográfica em Rondônia. A partir daí seu amor pela arte foi crescendo e se solidificando. Um fato muito interessante apresentado pelo artista foi sua humildade em dizer que todos somos fotógrafos, já que hoje é muito fácil tirar e editar fotografias pelos nossos celulares, porém ele se especializou no assunto e levou isso para sua vida, não só como um simples trabalho, mas como uma paixão.

Depois dessa rica experiência, nós seguiremos estudando a obra de Miro para, após uma excursão pedagógica em que faremos nossas próprias fotos e da posterior edição das mesmas, montarmos uma exposição aqui no Da Vinci, que poderá ser conferida por toda a comunidade.

Tags: ,