Notícias

Projeto Aprendendo a Ouvir – Edição Especial

6 outubro de 2014

No dia 01 de outubro aconteceu, no Teatro Da Vinci, uma Edição Especial do projeto Aprendendo a Ouvir  2014 com a ópera “A Orquestra dos Sonhos”, apresentada pela FAMES – Faculdade de Música do Espírito Santo. O evento teve duas sessões. A primeira para alunos dos 6os aos 9os anos e seus pais, e a segunda para a comunidade Da Vinci (pais, professores e funcionários) e convidados da FAMES.

6

“A Orquestra dos Sonhos” é uma ópera infantojuvenil didática e, ao mesmo tempo, distante das “barreiras, formalismo e da tradição” que normalmente caracterizam o gênero, pois além de inserir o público dentro da história, os limites espaciais que separam plateia e palco já não são tão rígidos. O espetáculo é de autoria do compositor, pianista, arranjador, autor teatral e ator Tim Rescala.

Em a ‘Orquestra dos Sonhos’, os instrumentistas dividem o palco com os cantores, sendo a orquestra o pano de fundo para a história. Em sua ópera, Tim oferece aos instrumentistas o desafio de atuar cenicamente e fazer, ao mesmo tempo, o acompanhamento musical do espetáculo.

8

Segundo Pedro de Alcântara, coordenador de Centro Musical do Da Vinci, a ópera apresentada trouxe músicos de alto nível, em execuções complexas. “A genial obra de Tim Rescala conseguiu mesclar a música contemporânea de concerto com a tradição da ópera, e ainda com grandes porções de brasilidade. Parabéns aos músicos e demais profissionais que se dedicaram à realização desta ópera divertida e atual.”

Tags: , ,