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Projeto Alimentação: ampliando o conhecimento de mundo

6 setembro de 2017

Por Letícia Gomes Casado

Trabalhar alimentação no contexto de sala de aula é muito mais do que ensinar a se alimentar de forma saudável. É proporcionar experiências e vivências para que os alunos aprendam que este conhecimento faz parte de sua vida, o que torna a aprendizagem muito mais significativa e prazerosa.

Neste contexto, no mês de junho, os alunos dos 1os anos visitaram o Supermercado Carone, que se dedica à comercialização de alimentos. Durante a visita, foi oportunizada aos alunos a observação dos grupos alimentares com foco na alimentação saudável e a organização dos alimentos por seções. Após a visita, em roda de estudo, os alunos trocaram ideias e opiniões sobre o que vivenciaram. Com alimentos comprados no Supermercado, fizeram uma deliciosa Bruschetta, que foi degustada no horário do lanche.

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No mês seguinte, os alunos do Infantil IV conheceram a Cozinha da Escola e conversaram com a Nutricionista Sandra Aoki. Esta atividade propiciou aos alunos o conhecimento da estrutura de uma cozinha industrial (estocagem de alimentos perecíveis e não perecíveis, utensílios, vasilhas e eletrodomésticos). Sandra conversou com os alunos sobre os cuidados e higienização dos alimentos, a organização para servir alimentos nos refeitórios, semelhanças e diferenças da cozinha de casa para a cozinha da Escola, além da função/papel da Nutricionista.

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Ainda dentro do Projeto Alimentação, os alunos do Infantil IV vivenciaram o jogo simbólico. De acordo com as professoras da série, Gisele e Vânia, “buscando auxiliar no desenvolvimento da capacidade de representação do dia a dia, expressão e conhecimento social dos alunos, realizamos, por meio de jogo simbólico, uma atividade de ‘feira livre’. Nela, as crianças expressaram seu conhecimento prévio sobre o que é uma feira de alimentos, levantaram hipóteses, usaram objetos para representar outros objetos, representaram papéis e dramatizaram acontecimentos e cenas de uma feira livre. Esta atividade propiciou trabalhar várias áreas do conhecimento como Matemática, Linguagem Oral e Escrita, Arte, Natureza e Sociedade, levando os alunos a avançarem em suas aprendizagens”.

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RECEITA DE BRUSCHETTA COM TOMATE E QUEIJO

Ingredientes

  • 10 fatias de pão italiano
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Orégano para salpicar
  • 2 xícaras (chá) de queijo ralado (Minas ou Muçarela)
  • 2 tomates sem sementes cortados em pequenos cubos
  • Sal para polvilhar
  • Folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo

  • Pincele as fatias de pão com azeite e salpique com orégano.
  • Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por 5 minutos ou até começar a dourar.
  • Salpique com a metade do queijo, distribua os tomates e a cebola e polvilhe com um pouco de sal.
  • Salpique com o restante do queijo e leve ao forno por mais 5 minutos.
  • Decore com folhas de manjericão.

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