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PLANEJAMENTO 2019 – CONTRACENAS E ENTRETEMPOS

4 fevereiro de 2019

Por Paulo de Tarso Rezende Ayub

Um clima de déjà vu perpassou a acolhida organizada pelo Da Vinci para os professores, na semana de planejamento 2019. Em tempos de celebração dos trinta anos, muitas vivências serão revisitadas e ressignificadas, como foi o caso do tradicional café da manhã, o qual resgatou o estilo inglês já vivenciado no ano da apreciação estética (2017).

Com um grupo de professores sorteado para receber tratamento VIP, em espaço reservado, e os demais integrantes da equipe dispostos em grandes mesas ao largo do Refeitório Santa Ceia, os profissionais da Escola (re)encontraram-se para (re)começar, inspirados pela decoração estilizada, gastronomia saborosa, espírito de congraçamento.

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As atitudes dos participantes em prol do bom convívio e a riqueza de detalhes do café da manhã são evidências de que educação alimentar, estética e virtuosa, mais que um tema transversal objeto de aprofundamento no último triênio, são como um modus operandi da Instituição, juntamente com a disposição para o trabalho colaborativo e as trocas pedagógico-culturais que mantêm nosso ideário pulsante.

Dando sequência à manhã de retorno, os professores foram reunidos no Teatro Pignaton (justa homenagem ao nosso cofundador e conselheiro em tantas memórias), a fim de ouvirem explanações dos gestores sobre as conquistas/ superações de 2018 e rumos do Da Vinci para 2019; e também para serem contextualizados quanto à mudança de percurso na concepção da agenda do Da Vinci. Sem relegar a perspectiva cultural que é sua tônica, a agenda abrirá caminhos para o protagonismo e autonomia do aluno, em suas escolhas acadêmicas e formação cultural.

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O Diretor Administrativo Ilton Chaves trouxe um panorama sobre o conglomerado Kroton/Somos/Saber, para quem foi transferido o controle acionário do Da Vinci, e apresentou um organograma em torno dos processos de gestão e instituições vinculadas, com ênfase para as escolas de educação básica já integradas e as intituladas “novas escolas”, ainda em fase de integração. Houve reafirmação do compromisso dos novos gestores com a manutenção do nosso ideário educativo e o compartilhamento de práticas inovadoras que compõem o diferencial da Escola

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A Diretora Pedagógica Maria Helena pautou sua explanação nas ideias do “Revisitar”, o que ressignifica memórias e vivências, e do ‘Desapegar-se’, o que não propõe desvincular-se de uma história construída a tantas mãos e mentes, mas sim abrir-se para novos horizontes, com olhar ampliado e visão estratégica.  A abordagem lúcida por ela preparada deixou transparecer tanto a solidez de nossa trajetória quanto os desafios da transição que estamos vivendo, o que pode ser melhor compreendido pela leitura atenta das telas que subsidiaram sua explanação, um conjunto de percepções encadeadas e contundentes, ora disponibilizadas para os interessados, conforme link ao final desta matéria.

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Victor Humberto, na condição de mentor da estação biológica Da Vinci, preparou uma apresentação mista de cientificidade e poesia sobre o Borboletário da Vinci, a ser inaugurado ao início de 2019. Da abordagem presencial e do material que a respaldou (conforme link ao final desta matéria), restam evidentes o compromisso com a qualidade educativa, a pesquisa em campo e o princípio vinciano da Arte/Scienza, em sua essência. Mais que um novo espaço para entretenimento ou usufruto, o Borboletário será um laboratório de experiências, aprendizagens e consolidações para mentes em ebulição.

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A última etapa da manhã de planejamento consistiu em uma mesa-redonda com foco na agenda comemorativa dos trinta anos da Escola. Com visual de novo figurino, o instrumento traz em seu bojo a permanência do perene educativo, ampliação cultural, valores humanizadores, tudo convertido em palavras e imagens relacionais. Na configuração interna, o estilo planner e a criação de seções próprias para registros autorais visa a  potencializar a organização da vida escolar dos estudantes  rumo à autonomia.

Tendo em mente as funções do professor como pesquisador/mediador e do aluno como construtor de projetos idealizados, o trato da agenda no cotidiano não mais estará restrito a registros tarefeiros e a anotações padronizadas, podendo servir como um retrato do perfil acadêmico e profissional do aluno. Durante a mesa, prevaleceu um discurso motivador para o trabalho colaborativo em torno desse foco, fundamental para o alcance dos objetivos.

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Durante o restante da semana, profissionais de diferentes segmentos estiveram imersos em movimentos de formação, discussão de temas relevantes, avaliação e recondução de projetos, escolha de prioridades e alocação de recursos/prazos, pensamentos sobre o acolhimento aos alunos. Um misto de contracenas e entretempos que estão no DNA da Escola, desde sempre.

Links anexados:

Material utilizado por Maria Helena: Planejamento 2018-2019

Material utilizado por Victor Humberto: BORBOLETARIO DA VINCI

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