Notícias

Planejamento 2013/2014

3 janeiro de 2014

Na semana de 16 a 20 de dezembro, equipe técnica e professores reuniram-se intensivamente para vivenciar a primeira etapa do planejamento do ano letivo de 2014. Os trabalhos prosseguem no início de fevereiro, o que demonstra a concepção do planejamento como um moto contínuo, retroalimentador do projeto educativo.

A dinâmica dos trabalhos, que envolveu todos os segmentos, consistiu em uma apreciação dos projetos e atividades desenvolvidos durante o ano letivo e uma projeção para o próximo ano, além de reafirmar e redefinir objetivos e estratégias para a formação e atuação dos educadores. Os  professores puderam trabalhar individualmente, por área ou em conjunto, sempre mirando à autoformação e hetero-informação que são os pilares de sua integração e colaboração para a equipe Da Vinci.

No âmbito do Infantil e do Ensino Fundamental I, em que o cotidiano escolar ocupa papel preponderante na constituição do ser e nas atitudes para o aprender, os professores analisaram desde o institucionalizado (Programa Bilíngue e Ensino de Línguas Estrangeiras; Convivência e Aniversários; Alimentação; Excursões Pedagógicas; celebrações de datas festivas) até recursos/motivadores de aprendizagens significativas (agenda literária, caixa de texto, espaços pedagógicos como Sala de Jogos, Informática Educacional e Biblioteca Infinito).  Uma forma de reconhecer ganhos/avanços e pensar em acertos de rota/redirecionamentos.

Os professores do Fundamental I participaram de uma oficina sobre Avaliação conduzida por Antonio José Lopes Bigode, professor e consultor na área de Educação Matemática e autor da coleção didática adotada para o segmento. O único agente externo trazido pela Escola valeu-se das reflexões sobre a Matemática como motivadores para um pensamento ampliado sobre educação, discutindo desde os propósitos da avaliação para nortear o processo educativo até suas configurações tradicionais e perspectivas inovadoras.

No âmbito do Ensino Fundamental II e Médio, as reuniões coletivas contaram sempre com a presença da Diretora Pedagógica e de representantes da Orientação Educacional e da Coordenação Pedagógica, e tiveram como tônica discutir a filosofia de tantas frentes educativas abraçadas pela escola como parte do currículo de perspectiva cultural (agenda como instituidora de tema transversal; terceira nota; projetos culturais; gincana do Ensino Médio; Apoio Pedagógico). Assim, muito do que se pratica na Escola foi ressignificado para os professores que já compõem nossos quadros e visibilizadas pelos novos integrantes da equipe.

A semana de planejamento foi encerrada com um momento afetivo, em clima de confraternização, em que alunos do Centro Musical (no papel de cantores e instrumentistas) mostraram suas habilidades para a equipe de educadores, revelando estilo próprio na seleção dos arranjos e na interação com a plateia.

Para uma escola que investe na formação continuada ao longo do ano, a Semana de Planejamento representa uma potencialização das oportunidades de encontros gerais e específicos, convertendo a proposta pedagógica e a ampliação curricular em objeto de estudo, investigação, inquietação e intervenção qualitativa.

site-4-plan

site-3-plan

site-1-plan

Tags: ,