Notícias

Paulo Bonino é homenageado no Projeto Artista Capixaba 2023

23 março de 2023

Por Helena Fasolo (9º ano A)

Paulo Bonino é um dos fotógrafos mais renomados do Brasil e conta com mais de 40 prêmios internacionais por suas fotografias. Por esta razão, a equipe Da Vinci o elegeu como protagonista do Projeto Artista Capixaba de 2023.

Tal projeto busca promover os interesses e conhecimentos culturais dos alunos do 9º ano do Fundamental II, através de diversos estudos sobre os artistas do Espírito Santo. Ao longo dos anos, Ana Paula Castro, Gabriel Lordello, Tadeu Bianconi, Miro Soares e outros vários já estiveram presentes na escola para dividir seus conhecimentos e experiências de vida. Na última quinta-feira (16), Paulo Bonino veio à escola e trouxe consigo 95 anos de histórias para contar.

Ao longo da palestra, Paulo disse que sua paixão por fotografia despertou quando era diretor da Rádio de Vitória. Ele contou que o que mais o inspirou para se demitir do seu emprego e seguir o ramo das fotos foi sua admiração pela arte e pelo olhar artístico. Foi notável, ao decorrer de todo o seu discurso, a postura modesta de Paulo: “Não é que eu seja um artista, eu sou apenas um arteiro, um observador. Eu olho algo e sei que ficaria bom em uma foto”, declarou o fotógrafo aos alunos.

Durante seus 64 anos de carreira fotográfica, Bonino vivenciou diferentes contextos e fatos históricos em relação à arte. A partir das perguntas que foram feitas pelos alunos Pedro Guimarães (9 I1), Lorena Pazolini (9 I1), Giulia Simões (9 I1) e Pedro Cavalcante (9 I), foi descoberto que sua época favorita foi a década de 1950, quando se tornou membro do Foto Clube do Espírito Santo. O retratista sempre capturou momentos especiais, os quais eram frutos de uma sensibilidade inestimável. Sua obra “Em Movimento”, tirada em uma de suas viagens de trem, foi honrada com a medalha de bronze no Prêmio Nikon Internacional de 1971.

É de costume de Bonino fotografar a natureza. Ele adquiriu essa paixão por sua convivência com Augusto Ruschi, agrônomo, ecologista, naturalista e seu amigo de infância. Ainda na palestra, o fotógrafo disse que a sua família e a de Ruschi migraram para o Brasil juntas, portanto, os dois foram vizinhos durante toda a infância. Entretanto, o cientista não foi a única inspiração de Bonino para as fotos: “Ele é um gênio. A sensibilidade e as emoções de suas fotos são de outro mundo. Ele consegue capturar milésimos de segundos com perfeição.” Paulo expressou na palestra, com muita admiração, seu exalçamento pela arte de Henri-Cartier Bresson.

Durante a palestra, o fotógrafo contou como eram tiradas as suas famosas fotos aéreas de alguns pontos de Vitória. Ele disse que se deitava no avião de seu irmão, com metade do corpo para fora, com a câmera em mãos e planava para capturar da melhor forma possível a vista de cima da capital. A coleção “Paulo Bonino”, formada por imagens feitas nos mesmos espaços nos anos de 1956 e 1987, conta com 55 fotos aéreas que trazem as belezas naturais e vistas urbanas e arquitetônicas de Vitória e Vila Velha.

É necessário ressaltar a importância de aprender com as experiências das outras pessoas para enriquecer a sua própria. A partir de histórias passadas, eventos atuais e previsões para o futuro, é possível rever seu próprio modo de vida e desenvolver um bom repertório intelectual. A partir desses fatos, a equipe DaVinci sempre fez questão de manter a questão cultural nas prioridades da escola. Por isso, os alunos do 9º ano de 2023 agradecem a oportunidade de ter contato com personalidades tão importantes pra história do nosso estado e do nosso país.

Tags: , ,