Notícias

Palestra de Tarcísio Faustini no Projeto MPB

29 agosto de 2014

Por Joelmo Costa

Um encontro de aprendizado e de boa música brasileira. A frase é simples, mas o significado é verdadeiro para sintetizar a palestra do pesquisador e professor Tarcísio Faustini no Projeto MPB do Ensino Médio, realizada no Da Vinci no último dia 22 de agosto.

3_0

O projeto, que ocorre no Da Vinci há doze anos, tem como objetivo ampliar o repertório cultural dos alunos por meio do estudo da Música Popular Brasileira, seus principais compositores e movimentos. Este ano as turmas foram divididas em grupos de pesquisa que debruçaram-se sobre a vida e obra de compositores como Noel Rosa, Ary Barroso e Chico Buarque. Na segunda etapa do projeto, cada turma ficará responsável em montar uma apresentação de um movimento importante da nossa música (Bossa Nova, Tropicalismo e Rock dos anos 80).

A palestra sobre a história da música popular brasileira, realizada por Tarcísio Faustini, contou com a presença da intérprete Eliane Gonzaga, que “emprestou” a sua voz ao projeto fazendo releituras de composições clássicas da MPB como Roda Viva de Chico Buarque, O Mundo é um Moinho de Cartola e Palpite Infeliz de Noel Rosa. Também participou da “palestra musical” o diretor administrativo do Da Vinci e guitarrista nas horas vagas Victor Humberto Biasutti. Tarcísio percorreu os principais momentos da MPB; indicou filmes e direcionou possíveis pesquisas, contou particularidades e curiosidades dos grandes compositores – vocês sabem como Vinícius de Moraes e Tom Jobim se encontraram? Conhecem a importância de Noel Rosa, Pixinguinha e Ary Barroso no contexto da música popular brasileira? Perguntava o entusiasmado pesquisador aos atentos alunos.

2_0

5_0

4_0

Enfim, uma manhã prazerosa de voz, violão e muito conhecimento. Que venha a próxima etapa do projeto MPB no Da Vinci.

Tags: