Orientação educacional: trabalho com os sétimos anos
26 maio de 2017Por Juliano Tonon e Luciana Padilha – professores de HE dos 7º anos
No mês de abril de 2017, foi realizado pela escola um atendimento diferenciado às turmas de 7º ano integrais a pedido dos professores de Horário de Estudos. Como o resultado desse trabalho foi positivo, ele também se estendeu para a turma do semi.
Esse atendimento foi solicitado porque é nessa série que observamos uma maior falta de cuidado com os estudos em virtude de uma desvalorização e uma troca de foco. Talvez devido à idade, à avalanche de hormônios ou talvez devido a outros fatores, muitos alunos dessa série passam a dar maior importância às amizades, aos namoros, às relações sociais e os estudos acabam ficando em segundo plano. Alguns não conseguem manter o hábito de estudos ao longo do Fundamental II e, por isso, acabam avançando para as outras séries com várias lacunas nos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.
Para fazê-los refletir sobre a importância da dedicação constante aos estudos e sobre o necessário equilíbrio entre a vida social e a vida escolar, foram convidados alguns alunos de 1ª e 2ª série do Ensino Médio para fazerem uma conversa com os alunos de 7º ano.
Fizeram parte desse momento os alunos João Flávio Figueiredo (1ª série), Louise Soares (2ª série), Manoela Arantes (2ª série), Fernanda Barros (2ª série), João Pedro Campos (1ª série) e Bernardo Reali (1ª série).
Nesses encontros, os alunos detalharam a realidade enfrentada por eles no Ensino Médio e ressaltaram que um Fundamental II bem feito pode atenuar as dificuldades a serem enfrentadas no segmento seguinte.
Seguem alguns depoimentos feitos por esses alunos aos colegas dos 7º anos:
“Quem vem falar para vocês é um aluno arrependido de não ter aproveitado bem o Fundamental II. Eu queria voltar no tempo e falar comigo mesmo. É muito triste perder a oportunidade de aprender. Como eu não tenho a oportunidade de falar comigo, eu vim aqui para avisar a vocês que é preciso aproveitar bem o 7º ano e todo o Fundamental II. ” (João Flávio Figueiredo)
“É preciso separar as festas, os encontros, as amizades… da vida escolar. Ninguém leva o assunto da escola para uma festa, então o contrário também não pode acontecer. ” (Louise)
“É importante o estudo em grupo com colegas que possam contribuir com o aprendizado. A escolha de um grupo de estudos não pode ter como base a amizade. É importante separar bem a afinidade da aprendizagem. ” (Manoela Arantes)
Os alunos dos 7º anos, quando questionados sobre a metodologia adotada pela Orientação Educacional, foram unânimes em dizer que a proposta foi bastante interessante.
“Nós nos inspiramos com os colegas falando sobre estudos.” (Matheus Almeida – aluno do 7º I3)
“Ficamos motivados a aprender mais.” (Pedro Menin – 7º I1)
“Ouvimos pessoas que estão aonde chegaremos e que são o que seremos. Se aproveitarmos os exemplos e os conselhos, podemos mudar e aprender mais.” (Maria Brandt- 7º I2)
Em síntese, o trabalho foi rico em trocas de experiências, uma ocasião para que os alunos do Fundamental II se inspirassem nos exemplos e nas dicas fornecidas pelos alunos do Ensino Médio.