Notícias

Oficina de música, tecnologia e interação – Kulturtour

18 setembro de 2013

No dia 12 de setembro, os alunos do Da Vinci que estudam a língua alemã na Escola participaram da “Oficina de música, tecnologia e interação”, proferida pelo artista alemão Carsten Galle, na própria escola. A oficina faz parte da programação do KULTURTOUR, projeto realizado pelo Governo da Alemanha, através do Goethe Institut, com o Ministério da Cultura do Brasil. A Escola mantém parceria com o Instituto Goethe para o ensino da língua alemã.

foto01_10

foto02_10

foto03_7

Na oficina, Galle apresenta aos alunos uma mostra de seu trabalho e de sua coleção de instrumentos eletrônicos sem fio. Trata-se de instrumentos musicais modernos e atuais para a criação sonora.

O saxofone e a flauta tradicionais são tocados por meio do celular, a Nintendo wii é utilizado para obtenção de efeitos sonoros e reprodução do som de um violino. Com a máquina de jogo 3d “kinect”, criam-se, a partir da movimentação ou dança dos alunos, paisagens sonoras inimagináveis. Por meio de uma webcam e uma bola de futebol, é possível tocar piano… A oficina demonstra que se pode criar e experimentar com quase todos os sons imagináveis.

Confira abaixo um momento da oficina.

Além disso, os alunos produziram mostras sonoras utilizando as ferramentas apresentadas pelo artista.

A oficina tem o intuito de fomentar o trabalho criativo e demonstrar que até erros podem resultar em pequenas obras-primas.

O projeto Kulturtour consiste na circulação de um caminhão cultural durante um ano, levando atrações da Alemanha para 17 cidades brasileiras. Atrações musicais, cinema ao ar livre, contação de histórias, oficinas e outras atividades são disponibilizadas para os visitantes durante a estadia do caminhão na cidade.

O caminhão esteve em Vitória no período de 11 a 15 de setembro, na Av. Dante Michelini, Camburi.

Tags: , ,