Notícias

O Da Vinci como participante do “Santa Semente”

8 junho de 2015

Por Maria Helena Salviato Biasutti Pignaton

As matas brasileiras estão sendo destruídas desde a vinda do europeu que levou grande parte das árvores nativas das florestas, a começar pelo Pau-Brasil.

A modificação do meio ambiente, devido à intervenção humana, tem se mostrado presente na transformação do clima e frequentes catástrofes que acometem o meio: terremotos, maremotos, tsunamis e alta ou baixa temperatura que causam grande número de perdas humanas.

A necessidade da preservação do meio, assim como de tantas outras mudanças de hábitos, exige desenvolvimento de habilidades fundamentadas no conhecimento de específicos, observações, formulação de hipóteses, análises e avaliações/confirmações mais amplas e profundas do que analisar a uma ou outra catástrofe: a começar pela simplicidade do aprender a fazer.

O periódico Santa Notícia apresentou o projeto Santa Semente que consiste em utilização, de acordo com a proposta de cada assinante, das sementinhas que a ele vieram encartadas. No Da Vinci o projeto está em desenvolvimento com a ajuda do ambientalista Nilton Broseghini, de Santa Teresa, que veio a Vitória, não só para ensinar os alunos dos 4os anos do Fundamental como plantar uma semente, mas, primacialmente, incentivá-los na preservação e reconstituição das áreas verdes. Nilton mostrou aos alunos diversas sementes de diferentes espécies nativas da Mata Atlântica, o que aguçou a curiosidade das crianças, e relatou seu trabalho voluntário como bombeiro das áreas verdes e plantador de sementes por diversas técnicas e estratégias.

Em 01/06:

FOTO MARIA HELENA

Em 08/06 as mudas estão saudáveis, algumas já atingindo a altura de 12 cm:

MUDAS EM 08 06 15  MH

A publicação em matéria do Santa Notícia de maio, da qual seguem fragmentos, leva-nos a crer que “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.

… “Em Vitória, por exemplo, os alunos dos 4os anos do Centro Educacional Leonardo da Vinci plantaram 70 sementes do projeto, com a ajuda do ambientalista Nilton Broseghini, de Santa Teresa.”

… “Os alunos também estão participando do concurso cultural “Rio Timbuí clama por socorro”. Os seis trabalhos que melhor atingirem a meta de propor ações preventivas ou saneadoras de recuperação e valorização do Rio Timbuí serão publicados no Santa Notícia.”

O destino das mudas vindas das sementes, plantadas no mês de maio no Da Vinci, será o replantio das mesmas, em terras teresenses, seu habitat natural. Que cresçam as matas da terra de Ruschi!

Tags: ,