Notícias

Nossa Excursão à Ilha do Frade com os 1ºs anos do Ensino Fundamental

20 abril de 2022

Por Dora Sodré

Idealizar, planejar, envolver, executar, vivenciar, analisar, avaliar. Todas essas ações constituem a organização de uma excursão pedagógica. 

Foi um desafio prepararmos a primeira excursão dos 1º anos do Ensino Fundamental do Da Vinci. Será que eles já estavam prontos para sair da Escola? Será que os pais ficariam bem com a proposta? Será que…? Será se …?  Foram tantos questionamentos, tantas preparações… 

Tudo começou no reconhecimento do local onde se pretendia realizar a vivência com os alunos. A Ilha do Frade sempre pareceu o local perfeito para uma aula dessas. Além de ser um local de fácil acesso, o mais importante, a Ilha agora é uma APA – Área de Proteção Ambiental. 

Era primordial que o conteúdo estudado em sala de aula estivesse alinhado com o local onde se pretendia iniciar uma nova/antiga forma de aprender/ensinar:  com contato de primeiro grau. 

Como esta foi a primeira excursão de muitas ao longo dos anos, era importante que os alunos vivenciassem, por exemplo, o momento da “chamada” no início e no fim da excursão, mostrando a eles a importância de todos estarem atentos e juntos na atividade. 

No trajeto entre a Escola e a Ilha, as professoras foram mostrando aos alunos as avenidas, ruas, os sinais de trânsito ou trazendo questionamentos sobre a direção que tomaríamos – direita ou esquerda.

Como participante dos 3 dias de excursões, pude observar claramente como as crianças deram conta de tudo o que havia sido proposto. O primeiro desafio foi a descida íngreme, mas com as orientações de como descer, tudo deu certo. Já descalços, ouviram atentos à palestra de Victor Humberto sentados em um tronco de árvore ou no chão.  

1° dia 1º ano I 1

Após o lanche coletivo, com o cuidado de descartarem apropriadamente seu lixo, foi hora de praticarem a leitura da placa enorme que sinaliza o que é e o que não é permitido fazer no local. Eles haviam acabado de aprender que a Ilha do Frade é uma APA – Área de Proteção Ambiental e que todas as conchas e a vegetação de restinga não deveriam ser retiradas de lá.

2 ° dia 1° ano I 2

Mais uma descida íngreme e a praia era toda deles! Molharam os pés na água gelada, ouviram o barulho das ondas, decoraram com conchas o nome “Ilha do Frade”, desenharam na areia com gravetos, observaram uma faixa de areia preta e pedras com muito limo, viram as cracas encrustadas nas pedras e participaram de várias corridas. 

3° dia 1° ano A/B

 A Natureza nos brindou com fatos diferentes a cada dia:

O 1º ano I 1 teve a oportunidade de ver o voo rasante de alguns urubus e descobrir que a presença deles era por conta de um peixe morto na praia.

O 1º ano I 2 sentiu o cheiro fétido de uma tartaruga morta sendo deliciada por muitos urubus e tiveram a certeza de que eles são os lixeiros da natureza. 

Os 1ºs anos A e B não presenciaram nenhum urubu por lá, apenas o cheiro agradável e o som das ondas do mar e dos passarinhos.

Na hora de voltar para a Escola todos limparam os pés e calçaram novamente os tênis para a subida. Era o momento de se despedirem daquele “quintal” incrível e quem sabe voltarem um dia com a família para um delicioso mergulho.

Tags: ,