Notícias

Mostra do Conhecimento Da Vinci

6 dezembro de 2016

Por Marcos Augusto Martins Cardoso

No último dia 23, ocorreu a I Mostra do Conhecimento Da Vinci para os alunos das 1ªs e 2ªs séries do Ensino Médio, uma readequação da tradicional Mostra Científica. Vinte trabalhos foram selecionados para a apresentação na Praça da Convivência, destinada à visitação dos alunos dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º) e Médio, além de pais e convidados dos alunos expositores (atuantes nos estandes montados especialmente para a ocasião). Neste ano, a atividade passou a contar com contribuições das disciplinas de Arte, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Matemática e Sociologia, além de Biologia, Física e Química, as quais sempre se apresentaram no formato de Mostra Científica. Cada disciplina foi representada por dois trabalhos, um trabalho de cada série.

O projeto, apresentado aos alunos no mês de agosto, tendo como tema norteador “Educação Alimentar” (foco da agenda e tema transversal já explorado em tantas oportunidades ao longo do ano letivo), foi conduzido pelos professores que sugeriram subtemas dentro de suas disciplinas, sempre sob os critérios de pertinência, relevância e alcance social. Após a divisão dos grupos e escolha dos alunos, iniciou-se o desenvolvimento das propostas com a elaboração das pesquisas, seleção dos materiais/conteúdos para apresentação nas salas considerando a linguagem adequada, expressões corporais, extrapolações peculiares a cada grupo que proporcionaram aos docentes não somente a possibilidade de intervenção ao longo do processo como também a incumbência de escolha do grupo que representaria a disciplina no evento.

As apresentações nas salas de aula ocorreram durante as duas primeiras semanas de novembro e foram fundamentais para avaliar a qualidade dos trabalhos e propor intervenções para adequá-las à exposição ao público, o que demanda centros de interesse e metodologias particulares, como se sentiu ao longo do dia no trabalho coletivo. A seguir os trabalhos selecionados para participar da exposição:

DISCIPLINA TURMA TEMA
Arte 1ª I4 Biomimética: A natureza como inspiração criativa
Arte 2ª I1 A arte de “empratar” os alimentos
Biologia 1ª I1 Horta e composteira para pequenos ambientes
Biologia 2ª I3 A criação de novos cultivares por meio da biotecnologia
Ed. Física 2ª I4 Noções de gasto calórico na prática da atividade física
Ed. Física 1ª I1 Anabolizantes e esteroides
Filosofia 1ª I1 Bioética: A questão dos transgênicos
Filosofia 2ª I2 A fome
Física 2ª I1 Cozinhando com ciência
Física 1ª I2 Softwares (aplicativos ou sites) para a alimentação
Geografia 1ª I4 A produção de ovos em Santa Maria de Jetibá – A revolução verde
Geografia 2ª I4 Comidas exóticas ao redor do mundo
História 2ª I1 Pratos famosos e suas Histórias
História 1ª I4 Neocolonialismo e enlatados
Matemática 2ª I4 Explosão demográfica x produção de alimentos
Matemática 1ª I3 Inflação na cadeia produtiva
Química 1ª I3 Adubos Orgânicos e Inorgânicos
Química 2ª I1 A evolução da Química e as diferentes técnicas de embalar alimentos
Sociologia 2ª I1 A produção de alimentos em ambientes urbanos
Sociologia 1ª I3 A globalização e a fusão gastronômica

 

A Mostra do Conhecimento tem como objetivos integrar as diversas áreas do conhecimento, estabelecer, pesquisar e analisar problemas reais, colocando em prática conceitos, habilidades, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar, estimular a produção acadêmica/cultural por meio da elaboração/apresentação de trabalhos e promover o desenvolvimento da capacidade de investigação, criação, análise e releitura de práticas diversas. Tudo isso agregado à possibilidade de construir relações humanas e sociais pautadas pelo sopro do conhecimento.

Veja algumas fotos do evento:

Tags: ,