Notícias

Exposição Ana Paula Castro

23 junho de 2017

Por Joelmo Costa

“Na mitologia grega, Ícaro (filho de Dédalo e Perséfone) fugiu do labirinto da ilha de Creta com asas artificiais construídas a partir da cera de abelhas e penas de pássaros. Com receio das asas derreterem, Dédalo avisou ao seu filho para não se aproximar do sol. No entanto Ícaro não ouviu os conselhos do pai e a sua curiosidade o fez voar mais e mais alto, caindo no Mar Egeu”.

Esse “mote” mitológico tão emblemático e reflexivo foi um dos  temas da exposição da artista capixaba Ana Paula Castro no Da Vinci. A exposição fez parte do projeto de Oficina e História da Arte das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, que há quatro anos tem como foco a análise e releitura de grandes artistas capixabas. Nos três anos anteriores, as obras das pintoras Celina Rodrigues, Ângela Gomes e Heloisa Monjardim também foram estudadas e expostas.

Dando continuidade a essa iniciativa de ampliação cultural, e também como forma de valorizar o tema da agenda do Da Vinci neste ano, foi oferecido para toda comunidade davinciana a exposição da artista/esteta Ana Paula Castro, cuja obra tivemos a oportunidade de conhecer mais detalhadamente, para fins de apreciação, releitura e conexão. A exposição selecionou obras que alternavam técnicas artesanais e designs tecnológicos que, levados pelas asas de Ícaro, transcendem a ilha de Vitória; ganharam o mundo e a imaginação nos nossos alunos, que também expuseram as suas releituras no mesmo espaço da artista.

2

3

4

1

5

6

7

Ana Paula Castro estudou Design Industrial na Faculdade da Cidade, no Rio de Janeiro, mas formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); cursou desenho e pintura no Instituto de Arte e Restauro, em Firenze, na Itália e construiu uma impressão digital única e inconfundível que todo criador busca em suas obras. A sua exposição no Da Vinci tocou a condição humana e reflexiva do espectador / apreciador, fazendo jus à frase célebre de Leonardo Da Vinci: “O maior prazer está na contemplação”.

Tags: , ,