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Excursões Pedagógicas: além dos muros da escola

29 maio de 2019

No Da Vinci, as excursões pedagógicas são planejadas de acordo com os objetivos e projetos a serem desenvolvidos em cada nível escolar. É um trabalho que integra as diversas áreas do conhecimento a fim de proporcionar uma aprendizagem mais ampla aos alunos.

Esses momentos não são apenas passeios, mas, sim, valiosas oportunidades de promover o aprendizado além dos muros da escola, permitindo que as crianças e os jovens levantem hipóteses, descubram novos conhecimentos e vivenciem na prática o que aprendem na escola.

Essa extensão da sala de aula em diferentes locais e contextos culturais é primordial para estimular ainda mais o espírito coletivo e a colaboração entre alunos e educadores. As excursões pedagógicas geram bastante expectativas nos estudantes e os estimulam a manter um olhar crítico sobre o que se está pesquisando, conhecendo ou apenas evidenciando.

Em uma visita ao centro histórico da cidade, por exemplo, os alunos praticam as habilidades de observação, seleção, comparação e análise de dados, além de trabalharem com diferentes formas de registro e interpretação, que envolvem a leitura, a escrita e diversas maneiras de expressão.

Sem falar que, por estarem em ambiente diferente do cotidiano, os estudantes revisitam importantes habilidades sociais, como responsabilidade, autonomia, respeito e cooperação.

Na última semana, turmas dos 3os anos do Fundamental I e alunos do 8º ano I2 participaram de excursões, com focos diferentes, cada uma contextualizada à proposta pedagógica de sua série.

Visando observar e comparar diferentes tipos de construções, além de verificar a estrutura física e outros aspectos da geografia social e humana, os alunos dos 3os anos visitaram bairros da Grande Vitória – Centro, em Vitória, e Prainha, em Vila Velha, nos dias 20 e 21 de maio.

A excursão é parte do projeto de Ciências Sociais que visa a desenvolver um olhar crítico e apurado para o entorno, bem como enfatizar o cuidado e a valorização dos patrimônios arquitetônicos da região. Na preparação para a visita, os alunos foram orientados a observar quatro aspectos: o Preservado, o Depredado, o Meio em Si e a Ação do Homem no Meio.

Na sequência do trabalho, os alunos escolherão fotos do que observaram e produzirão legendas para uma exposição a ser realizada em junho, aberta às famílias dos produtores.

Para a turma do 8º ano I2, foi oportunizado um reconhecimento de patrimônio cultural à Vila de Santa Cruz, em Aracruz, e Nova Almeida, em Serra, no dia 23 de maio. A programação atendeu aos conteúdos da disciplina “Projeto Cultural História e Literatura do Espírito Santo” e teve como objetivo o desenvolvimento do olhar observador para um maior conhecimento da história do Espírito Santo, por meio de narrativas literárias que buscam valorizar o rico mosaico cultural formador do povo capixaba. A escolha de Santa Cruz e Nova Almeida insere-se muito bem nesse contexto, pois tais locais conservam até hoje uma identidade que abriga parte de nossa história, por meio de sua arquitetura, objetos, ruas e paisagens naturais.

Confira abaixo alguns registros da enriquecedora participação dos alunos nas atividades.

Centro, Vitória – 3ºs anos A e I1

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Prainha, Vila Velha – 3ºs anos B e I2

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Nova Almeida, em Serra e Vila de Santa Cruz, em Aracruz – 8º ano I2

Igreja dos Reis Magos

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Nova Almeida

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Santa Cruz – estudando a cultura indígena

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Museu de Santa Cruz

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