Notícias

Excursão Pedagógica dos 6ºs anos: monumentos de Vitória e ocupação espacial

4 novembro de 2016

Por Joelmo Costa

Você já observou os monumentos que existem na cidade de Vitória? Já parou para analisar o quanto a cidade se expandiu por meio dos aterros?

Quando passamos de carro ou passeamos de bicicleta pela orla aterrada da capital (Praça dos Namorados até a Praça do Papa), nos deparamos com um conjunto de monumentos (aos gregos, aos italianos, a Cruz do Papa, entre outros) que embelezam a cidade. Todos eles possuem um significado representativo a uma data comemorativa ou a algum grupo cultural formador do mosaico étnico capixaba.

Foi com o intuito de aproximar os estudos em sala de aula com a vivência do espaço local, que o Da Vinci organizou a excursão pedagógica “Monumentos de Vitória” para as turmas dos 6ºs anos. A excursão envolveu as disciplinas de Arte (análise dos símbolos arquitetônicos e artísticos do monumento ao povo Grego em Vitória), Geografia (transformação espacial pelos aterros na área visitada) e História (os monumentos históricos que formam a paisagem da cidade). Os alunos foram divididos em grupos de atuação (fotógrafos, tutores, investigadores e artísticos) e cada grupo teve uma função dentro da excursão (fotografar a paisagem, analisar a situação da preservação do monumento, registrar os monumentos históricos por meio da pintura e desenho, ministrar aulas etc.).

1

2

3

4

5

6

Além de presenciar a péssima situação de preservação dos monumentos, o que resultará numa carta dos alunos às autoridades municipais, os estudantes também tiveram a oportunidade de ver in loco os aterros que modificaram o espaço geográfico da ilha de Vitória e, por meio de fotos antigas, compararam a ocupação espacial no decorrer do processo histórico. Uma manhã de estudos e uma extensão da sala de aula, tendo como cenário o Convento da Penha, a Terceira Ponte, a Curva da Jurema, entre outros pontos que tornam Vitória uma cidade onde a história e a beleza natural se fundem para formar a paisagem que tanto nos encanta.

7

Monumento aos gregos

8

Monumento ao imigrante italiano

9

Construção da Terceira Ponte, 1985

10

Construção da Terceira Ponte

Tags: , ,