Notícias

Estudantes visitam exposição “Sombra Projetada” do artista Dionísio Del Santo

4 setembro de 2017

Buscando aprimorar e desenvolver um repertório cultural sobre as artes plásticas, com o intuito de incentivar o aluno a exercer o senso crítico e a percepção da poética visual, foi realizada, em agosto, com alunos dos 5os anos Integral, uma excursão pedagógica ao Espaço Cultural SESC/Glória com o objetivo de apreciar a exposição “Sombra Projetada” do artista Dionísio Del Santo.

Na exposição, os estudantes apreciaram as obras de Dionísio, conhecendo um pouco sobre a vida do artista e sobre sua arte. Conheceram também o atelier de gravura do espaço, assim como a biblioteca do Centro Cultural.

A exposição reuniu, por meio de pinturas e serigrafias, 24 obras principais do acervo do artista, pertencente ao Museu de Arte do Espírito Santo (MAES).

 1

7

4

8

10

9

Dionísio Del Santo

Dionísio Del Santo foi um artista capixaba que viveu do ano 1925 ao ano 1999. Tornou-se pintor, desenhista, gravador e serígrafo. Dedicou-se à arte abstrata desde a metade dos anos 1960, realizando, sobretudo, obras em serigrafia, que compreendem o recorte predominante desta exposição.

O percurso da produção artística do capixaba foi determinado desde seus primeiros contatos com o desenho, especialmente o desenho em quadrículas, técnica que tem como determinação a redução da figura a um esquema múltiplo de pequenos quadrados na definição da figura a ser representada.

A partir destes e de outros antecedentes, Dionísio Del Santo direciona sua obra ao que poderíamos chamar de uma trajetória para a abstração. Com um início de xilogravuras de características expressionistas, temática de memória rural, as figuras se transformam em signos geométricos, sintéticos, para depois dar lugar a uma abstração mais rica em linhas e cores que dialogam.

Tags: ,