Estação Biológica Da Vinci – Cambacica
14 setembro de 2018Por Victor Humberto Salviato Biasutti
O Da Vinci, natureza em contexto urbano, é campo fértil para estudos além papel, vida do início ao fim.
No espaço/tempo da Escola, alunos, professores, funcionários, pais, mães, irmãos, avós, tias… todos que frequentam o espaço podem acompanhar desde a postura dos ovos de uma tartaruguinha até a morte de um peixe…
Assim, é mantido o projeto ESTAÇÃO BIOLÓGICA DA VINCI.
Conformo noticiado em nosso site no dia 13 de agosto de 2018, já foram editados 22 boletins contando da vida que acontece (e acaba) na ESTAÇÃO. E na mesma edição, onde tratamos das borboletas cujas lagartas nasceram no pé de JADE, anunciamos a participação dos alunos “como pesquisadores, autores, escritores, cientistas” nos próximos números. Vide notícia no link a seguir.
http://www.davincivix.com.br/noticias/estacao-biologica-da-vinci/
E assim aconteceu: o Boletim de número 23 trata do pássaro CAMBACICA, também conhecido como CAGA-SEBO (nome não bonito!).
Mas esse belo “passarinho” – sim, é pequeno, é mesmo conhecido (ou, conhecido dos “urbanos”)?
Os alunos pesquisadores do 4º ano I1 verificaram, em uma das pesquisas, que o “povo da cidade” não conhece de tão perto esse ator, que tanto “acontece” no Da Vinci.
Dos 17 entrevistados pelos mini repórteres, 88,23% não reconheceram ou não sabiam o nome do personagem.
E mais informações sobre o trabalho poderão ser conhecidas no Boletim nº 23, agora publicado.
E o próximo, também sendo realizado coma contribuição dos jovens cientistas, já está nas pranchetas, Será outro tema interessante.
Clique no link para visualizar maior: Cambacica