Notícias

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no Da Vinci

25 abril de 2014

“Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.” Monteiro Lobato

A divertida boneca falante, o sábio boneco de sabugo de milho, a querida vovó Dona Benta, e outros tantos personagens inesquecíveis foram relembrados pelos alunos do Da Vinci do Infantil e Fundamental I no dia 16 de abril, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil. Para marcar a data, instituída em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, a escola realizou apresentação de música, contação de história e personagens caracterizados.

Alunos do Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental participaram da comemoração ouvindo uma das histórias de Monteiro Lobato e cantando músicas dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. A Casa do Conto, na Reserva Itapenambi, foi o cenário da atividade que reuniu também os professores de música.

05

03_0

Na ocasião, as crianças receberam a ilustre visita do escritor Monteiro Lobato, caracterizado pelo professor de música, Pedro de Alcântara, que conversou com os pequenos sobre algumas de suas obras e um pouquinho da sua vida.

01_0

02_0

As crianças, em sua maioria, já familiarizadas com as antológicas personagens: Emília, Narizinho, Pedrinho e Cuca, para citar apenas algumas, participaram de um momento prazeroso e educativo.

Já para os 2os aos 4os anos, foi feita uma apresentação pelos estudantes dos 5os anos que, caracterizados, interpretaram alguns dos personagens infantis de Lobato, como Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Anastácia, o Visconde de Sabugosa e o próprio escritor.

04_0

foto6_0

As atividades proporcionaram conhecimento e aprendizado de forma educativa e divertida, incentivando, com isso, o hábito de apreciar livros.

Dia Nacional do Livro Infantil

monteiro-lobato

Comemorado em 18 de abril, o Dia Nacional do Livro Infantil tem essa data devido ao nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil: Monteiro Lobato. Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. Além disso, o escritor misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
Como disse o próprio escritor, demonstrando a importância que dava à leitura, “um país se faz com homens e com livros”.

Entre as principais obras de Lobato para o público infantil estão “Reinações de Narizinho”, “Caçadas de Pedrinho”, “Memórias da Emília” e “O Picapau Amarelo”.

Tags: ,