Dia das Mães em alto estilo, com mescla de estilos
12 maio de 2015Por Paulo de Tarso Rezende Ayub
A celebração do Dia das Mães, no Da Vinci, reveste-se da dimensão afetiva, mas impregnada da perspectiva cultural. Para o segmento do Fundamental I, a data comemorativa representou uma leitura reflexiva sobre as funções textuais de diferentes gêneros e, de quebra, uma imersão cultural nos anos 80, para resgate de ícones e objetos culturais de um tempo em que as mães-homenageadas viviam o auge da adolescência.
Cada série montou uma produção personalizada para suas mães: de uma espécie de livro intimista, passando por tiras (comics) e notícias até culminarem em releituras sob diversas roupagens, tendo a publicidade como pano de fundo. Um mosaico representativo da relevância das mães no imaginário e no atitudinal dos filhos/alunos.
Cada mãe recebeu seu “portfólio particular” e, para propiciar à comunidade educativa um conhecimento panorâmico sobre a iniciativa, a Escola decidiu organizar uma amostragem das publicações, trazendo o editorial que explica o processo e recortes representativos do estilo do trabalho em cada série.
Embora a seleção de partes nunca reflita a amplitude do todo, não deixa de propiciar o estabelecimento de conexões e o reconhecimento das intenções de propostas que aliam pedagógico e educacional.
Fazendo um passeio por fragmentos do todo, os leitores desta matéria entrarão no clima de homenagem às mães e no ambiente cultural-afetivo da Escola, que oportuniza a todos os que nele se envolvem a fuga ao lugar-comum e a ressignificação de situações que parecem já exploradas ao limite.