Notícias

Da Vinci na mídia: Sistema de reúso supre 20% do consumo de água de escola do ES

3 junho de 2021

Além de ensinar em sala de aula lições fundamentais para a formação dos alunos sobre a preservação do meio ambiente, o Centro Educacional Leonardo da Vinci leva a teoria para a prática do dia a dia da escola com um sistema de gestão de águas que promove o aproveitamento desse recurso natural, suprindo cerca de 20% do consumo mensal médio da escola. Iniciativas como essas, ainda mais no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado, dia 5, são muito bem-vindas.

Composto por reservatórios diversos, além de um conjunto de bombas e um gerador de energia elétrica, o sistema permite a captação, a reservação e o reúso da água de chuva coletada dos telhados, do excedente dos bebedouros, e das gotículas geradas por 21 aparelhos de ar-condicionado.

De acordo com o coordenador Administrativo da escola, Carlos Eduardo Muniz Gomes Júnior, a água de chuva e dos bebedouros, desde 2009, e dos ares-condicionados, a partir de 2016, é usada para molhar os jardins e lavar as quadras de esportes e os pátios da escola. “Além disso, ainda usamos uma máquina de limpeza que permite higienizar uma quadra inteira usando somente 40 litros de água”, acrescenta o coordenador.

Com todas essas ações e investimentos para racionalização do uso, Carlos informa que o consumo de água potável vinda diretamente da concessionária pública em um mês de aulas presenciais normais gira em torno de 450 metros cúbicos. “A água potável é necessária para o consumo humano, uso em chuveiros, na piscina, nas pias, nos refeitórios, etc. Caso não tivéssemos um sistema de reuso, esse valor seria 20% maior”, finaliza Carlos.

https://www.agazeta.com.br/colunas/isabela-castello/sistema-de-reuso-supre-20-do-consumo-de-agua-de-escola-do-es-0521

Escola supre 20% do consumo de água com sistema de reúso

 

Tags: , ,