Notícias

Educação básica é um projeto de vida de longo prazo

26 outubro de 2020

Não há série mais importante: o ano seguinte é a continuação do anterior, e a preparação para o que virá depois. Há uma fluidez na construção do conhecimento.

Clique aqui e confira a matéria publicada no site de A Gazeta.

É comum se ouvir que a alfabetização é desafiadora, que o terceiro ano do Ensino Fundamental é difícil, que o sexto traz mudanças significativas e que o Ensino Médio é determinante para as disputas que envolvem a sonhada vaga na graduação. Todas essas são percepções não necessariamente equivocadas, mas que guardam limitações quando se enxerga a educação básica como um projeto de vida de longo prazo.

De acordo com o diretor pedagógico do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Mário Broetto, os ciclos anuais que envolvem a Educação Infantil e os Ensinos Fundamental e Médio são apenas divisões que ajudam na organização das escolas, mas que se interpenetram de acordo com a proposta pedagógica da instituição.

“Os rótulos mudam anualmente, mas uma série é dependente da outra, pois há uma fluidez na construção do conhecimento. Essa evolução, à medida que a criança já tem condição cognitiva, é importante para fazê-la avançar, perdendo, por exemplo, o referencial único de professora do Ensino Fundamental I, pois a vida adulta não é assim”, explica.

Aprendizagem

Diante disso, o diretor acredita que não existe um segmento ou um ano mais importante que o outro. O ano seguinte é a continuação do anterior e a preparação para o que virá depois. “O ensino precisa de tempo de maturação para a aprendizagem se efetivar, por isso a educação básica é extensa. Sendo assim, a escolha da escola é também uma decisão que precisa ser tomada com uma visão de longo prazo. Fragmentar esse processo no meio do caminho às vezes é até necessário, mas em muitos casos traz sofrimentos para o aluno de imediato, como uma tristeza ou desmotivação, ou a médio ou longo prazo, com resultados insuficientes de aprovações em testes que as trajetórias estudantil e profissional contemplam”, comenta.

Mário ressalta ainda que, enquanto projeto de vida, a parceria escola e família foi e sempre será essencial. “Os primeiros educadores são os pais e isso nunca deve deixar de ser. Contudo, a partir de uma determinada idade da criança, a família encontra limitações para trabalhar todos os campos de conhecimento que existem. Então, há um momento em que em casa não é possível oferecer uma diversidade de aprendizados. O papel da escola é mobilizar recursos para que o aluno realize seu projeto de vida com protagonismo e autonomia, identificando afinidades e trabalhando potencialidades com uma visão ampla de mundo”, afirma.

Obs.:Fotos registradas antes da pandemia.

Tags: ,